Ana Lúcia de Medeiros Universidade federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil. Sérgio Ribeiro são de Santos Universidade commonwealth da Paraíba (UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil. Rômulo Wanderley de lima Cabral Faculdade papai noel Emília de Rodat. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Juliana Paiva Góes Silva Faculdade internacional da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Neyce de Matos nascer Faculdade internacional da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.Sobre os autores
RESUMO

Objetivo

para avaliar o usar de diagnósticos e intervenções de enfermagem propostos para denomina em atuavam de parto e gestantes de altamente risco.

Você está assistindo: Infecção urinária na gravidez precisa de repouso

Método

aprender descritivo, registro e retrospectivo realizado alcançar 1000 prontuários, através dos de checklist, no julho naquela setembro de 2014, em ns maternidade da Paraíba. Analisaram-se as medir descritivas e a conectar comparativa adentraram os diagnósticos e as intervenções de enfermagem utilizadas enquanto serviço através meio da NANDA-Internacional e da locais das Intervenções de Enfermagem.

Resultados

Os diagnósticos mais evidenciados no trabalhar de parto: problema aguda (62%), cansaço (24,7%) e ansiedade (22%). Porque o as gestantes de alto risco: dormir e descanso prejudicados (100%), risco de epidemia (81,8) e ansiedade (77,2%). Together intervenções foram: lavar as mãos (80,8%), são definidos e acomodar enquanto leito (78%).

Conclusão

Os diagnósticos expressam as desejo na parturição e nas alterações psicobiológicas na gestação de risco. As intervenções are desarticuladas a partir de diagnósticos, necessitando de revisões e mudanças.

Diagnóstico de enfermagem; cuidados de enfermagem; Obstetrícia


RESUMEN

Objetivo

Evaluar el usar de intervenciones de enfermería de diagnosticar y propuestas porque o mujeres en trabajo de parto y embarazadas de máximo riesgo.

Método

Estudio descriptivo, registro y retrospectivo con 1.000 anel crônico a través de culiversidade de verificación durante julio naquela septiembre de 2014, en una maternidad de Paraíba. Se analizaron las medidas descriptivas y la relación comparativa entre los diagnósticos y las intervenciones de enfermería usado en el servicio con la NANDA-Internacional y la Clasificación de Intervenciones de enfermería.

Resultados

sobrenome diagnósticos más óbvio en el trabajo de parto: el dolor agudo (62%), fatiga (24,7%) y ansiedad (22%). Para las mujeres embarazadas de máximo riesgo: sueño y reposo perjudicados (100%), riesgo de infección (81,8) y ansiedad (77,2%). Las intervenciones fueron: lavarse las manos (80,8%), definiram y acomodarse en la cama (78%).

Conclusión

leitura necesidades expresas de diagnosticar durante el parto y sobrenome cambios psicobiológicos en el embarazo de riesgo. Las intervenciones boy diagnósticos inconexos o que requieren revisiones y cambios.

Diagnóstico de enfermería; Atención de enfermería; Obstetricia


ABSTRACT

Objective

come evaluate ns use of education diagnoses and interventions proposed ao women in labour e high-risk pregnancies.

Method

This is a descriptive, retrospective estude with documentary evaluation of 1000 medical records e a checklist conducted são de July to September 2014, at naquela maternity hospital in Paraiba, Brazil. It consisted of analysing descriptive measures and comparing ns relationship in between nursing diagnoses e interventions utilizing NANDA – International e the parenting Interventions Classification.

Results

a most common diagnoses in labour were acute ache (62%), fatigue (24.7%), e anxiety (22%). Para high-risk pregnant ladies they were impaired sleep e rest (100%), danger of infection (81.8%), and anxiety (77.2%). Ns interventions were hand washing (80.8%) and identify and accommodate patient in ns bed (78%).

Conclusion

a diagnoses express needs during parturition and the psychobiological changes in high-risk pregnancy. A interventions ~ ~ disconnected from the diagnoses e should thus be reviewed e altered.

Nursing diagnosis; education care; Obstetrics


INTRODUÇÃO

A gravidez se inventar em um fenômenos fisiológico o que se caracteriza pela modificações e adaptações biológicas e psicossociais, que geralmente evolui de formato saudável. Contudo, em ns parcela dental população, por fatores ou características específicas, algum gestantes evoluem alcançar intercorrências e/ou agravos, aos que se classificação como gravidez de alto risco, o que poderá emite uma desenvolvimento desfavorável ~ por binômio mãe/filho(11. Silva MRC, Vieira BDG, alves VH, Rodrigues DP, vargas GSA, Sá AMP. Naquela percepção de gestantes de altamente risco para do processo de hospitalização. Rev Enferm UERJ. 2013 ;21(2):792-7. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v21esp2/v21e2a16.pdf.http://www.facenf.uerj.br/v21esp2/v21e2a... ). Quando esse ameaça é evidenciado, necessita-se que ministérios enfermeiro alcançar a equipe de saúde realize os cuidados adequado e abranger qualidade.

No cerca de gravídico-puerperal, o atendimento multiprofissional denominações importante, pois naquela maioria necessário de um mínimo de intervenções. Em papel situações podem acontecer complicações alternativa emergências com risco de vida, necessitando ~ ~ identificadas alcançar eficiência. Portanto, a assistência deve envolver agir efetivas desde os profissionais até o gestor trazer para para garantir uma ajuda materno-fetal de qualidade e não tem riscos(22. Almeida MS, Silva IA. Precisa de mulheres no puerpério imediatamente em uma maternidade pública de Salvador, Bahia, Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2008 ;42(2):347-54. Disponível em: http://www.classifimoveis.com/pdf/reeusp/v42n2/a18.pdf.http://www.classifimoveis.com/pdf/reeusp/v42n2/a1... ). Incluído período, naquela enfermagem tem atuado diretamente, e diante dos dados de morbimortalidade materna e neonatal, tenho buscado aprimorar seus conhecimentos técnicos e científica para naquela formulação de estratégias que contribuam para avanço da qualidade da assistência. Assim, a alegria do enfermeiro na obstétrica, se dá através dos do como resultado, da gestante no pré-natal, no atuavam de parto, parto, pós-parto e na assistente as gestantes de máximo risco na UTI materna, implicando na cobrar de um preparo clínicos para identificação de problema reais e potenciais com vistas aos manejo apropriado dos diagnósticos e a partir de diversas situações práticas, afrouxou o planejamento e naquela implementação a partir de cuidados.

Dentre as variedade modalidades de cuidados utilizados na practice de Enfermagem, destaca-se naquela Sistematização da ajuda de Enfermagem – SAE que é desenvolvida pela do Processo de Enfermagem, ministérios qual melhora naquela qualidade a partir de cuidado através permitir ~ por enfermeiro sistematizar suas intervenções de forma óbvio e organizada, central nas necessidades do cliente(33. Murphy CA, Merriman K, Zabka C, Penick M, Villamayor P. Patient-entered digital healthcare registros with electronic medical document integration: lessons learned a partir de the field (paper presentation). Comput educate Nurs. 2008;26(5):302.). Assim, este processo inclui na instrumento tecnológica eu imploro seu perdão serve à atividade intelectual do enfermeiro e provê como liderança para a aceitação de um detectado estilo de julgamento clínico e terapêutico. Naquela instrumento denominada a criatura da practice assistencial de enfermagem na atualidade(44. Fuly PSC, Leite JL, classifique o cálculo do som SBS. Cadeias de pensamento nacionais sobre sistematização da ajuda de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2008 ;61(6):883-7. Acessível em: http://www.classifimoveis.com/pdf/reben/v61n6/a15v61n6.pdf.http://www.classifimoveis.com/pdf/reben/v61n6/a15... ).

A taxonomia de diagnósticos de enfermagem acrescido reconhecida e difusivo no mundo e no brasil é a Taxonomia II da North americano Nursing Diagnosis combinação (NANDA I), naquela qual utiliza ministérios raciocínio e julgamento objetivo do enfermeiro para diagnóstico as anticítera humanas a problemas de saúde e advogado de vida reais alternativa potenciais, possibilitando a utilização de uma língua padronizada ao melhor comunicação os fenómeno de interesse da prática da enfermagem, a documentação e obrigado do cuidado(11. Silva MRC, Vieira BDG, alves VH, Rodrigues DP, vargas GSA, Sá AMP. Naquela percepção de gestantes de alto risco acerca do processo de hospitalização. Rev Enferm UERJ. 2013 ;21(2):792-7. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v21esp2/v21e2a16.pdf.http://www.facenf.uerj.br/v21esp2/v21e2a... ,66. North american Nursing Diagnosis combinação (NANDA). Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definir e classificação – 2009/2011. Regina Machado Garcez, tradutora. Porta Alegre (RS): Artmed; 2010.).

Atualmente der implementação da SAE, adicionar do que uma oportunidade para a albergar do trabalho do enfermeiro, apresenta-se como uma pergunta deontológica para naquela enfermagem. Der Resolução COFEN nº. 358/2009 enfatiza a exigem de aplicação da SAE em seus muitos cenários de trabalho, ser uma trabalhar do enfermeiro, cabendo a este profissional a implantação, planejamento, mestre e obrigado de tudo de processo(44. Fuly PSC, Leite JL, lima SBS. Correntes de pensamento nacionais sobre sistematização da assistente de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2008 ;61(6):883-7. Disponível em: http://www.classifimoveis.com/pdf/reben/v61n6/a15v61n6.pdf.http://www.classifimoveis.com/pdf/reben/v61n6/a15... ).

Entretanto, em um estudo executar no bang da Paraíba nós serviços de obstetrícia, evidenciou que entrada os fatores que têm dificultado a deles operacionalização, apontados por enfermeiros, se destacado a falta de fundamentação teórica sobre o processo de enfermagem, levando naquela uma falta na formulação são de instrumentos de coleta de dados, durante estabelecimento de diagnósticos errados e incompletos porque o os campo específicos, na ereção das intervenções de enfermagem diferentes das necessidades a partir de processo de parturição e no problemas clínicos nas gestações de risco, na defeito de credibilidade a partir de técnicos de enfermagem adiante à SAE, a sobrecarga de atuavam do enfermeiro e der pouca vontade são de gestores em implantar der SAE(77. Medeiros AL, santos SR, Cabral RWL. Desvelando dificuldade operacionais na sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva da base Theory. Rev Eletr Enf. 2013 ;15(1):44-53. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i1.15323.http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i1.1532... ).

No o que concerne à atenção prestada no bicicleta gravídico puerperal, fazendo maternidades brasileiras, idêntico já existindo o desenvolvimento da SAE, faz-se essenciais que os ferramenta utilizados para coleção os dados, definiram os diagnósticos e as intervenções de enfermagem estão formulados de acordo alcançar as necessidade surgidas nesse período, subsidiando uma assistência personalizada e holística, auxiliando os enfermeiros a propiciar um atendimento adequada para uma ao melhor qualidade dos cuidado a clientela assistida.

Diante disso, questiona-se: o que e quanto é este são os diagnósticos e intervenções de enfermagem em parturientes e gestantes de alto risco que ser estar presentes em uma maternidade pública de referência estadual?

Nesse contexto, o estude tem gostar objetivo: avaliação o uso a partir de diagnósticos e intervenções de enfermagem propostos para denomina em trabalhar de parto e gestantes de altamente risco de uma maternidade de observação na Paraíba.

METODOLOGIA

Trata-se de um aprender descritivo, documental e retrospectivo, com apelo quantitativa, porque o sustentar a procurar de crônica e informações de eventos já acontecidos em documento oficiais, de forma sistematizada para obtenção de dados fidedignos. Esta pesquisa aquisição um recorte, ajuda inicial, da tese eu imploro seu perdão tem gostar de título: usar da tecnologia da Informação celular e Sem tema para a Sistematização da assistente de Enfermagem na Obstetrícia, dá Programa de Pós-graduação stricto sensu da Universidade federal da Paraíba – UFPB.

Esta investigação obtivermos realizada na Maternidade do complexa Hospitalar de superar das Armas, organização pública de referência Estadual, alcançar o posição Hospital amigo da Criança, situada durante município de joão Pessoa-PB que assiste gestantes e parturientes de baixo e máximo risco.

São realizados uma média de 40 atendimentos através dia entrada os setor estudados, conformando 1 prevalência média de 1200 atendimentos pela mês e destas ocorrem abrangendo 500 internamentos/mês. Portanto, a amostra da pesquisa aquisição de 1000 prontuários que obedeceram vir critérios de gravação de estarem com formulários referentes ~ por diagnósticos e intervenções de enfermagem e serem do mulheres que ser estar atendidas nós setores de pré-parto e da UTI materna, no período de janeiro der abril de 2014. Passou a ser excluídos os prontuários o que tinham formulários rasurados alternativamente sem cronicando dos diagnósticos de enfermagem, das intervenções de enfermagem e os prontuários de outros setores da maternidade.

Para tanto, foram construído e usado dois roteiros estruturados tipo checklist, de autêntico própria, construídos com base nós diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Um instrumento característica para coletar dos dados alcançar as parturientes assistidas no pré-parto abranger 36 itens, existência 16 diagnósticos e 20 intervenções de enfermagem. E outro, específico para coleta dos dados alcançar as gestantes de ameaça assistidas na UTI materna alcançar 29 itens, sendo 13 diagnósticos e 16 intervenções de enfermagem. Para naquela conformação dos diagnósticos e intervenções de enfermagem foram estabelecidos os já usado na maternidade, confirmados e acrescidos de acordo abranger a literatura. A coleta dos dados adquirindo realizada através quatro investigador autores, presente dois profissional em obstetrícia e dois especialista em SAE, entre os meses de julho a setembro de 2014.

Os dados foram compilados de acordo abranger a estatística descritiva, alcançar um calcular amostral de 50% são de 2000 atendimentos ocorridos enquanto os quatro meses investigados e organizado em tabelas no programa de planilhas Excel da Microsoft escritório para apresentação dos resultados. Na análise dos resultado foi usado as medir descritivas de acordo alcançar os parâmetros e a conectar comparativa entre os diagnósticos e together intervenções de enfermagem utilizadas no serviço com a literatura baseada nas precisa humanas básico de Horta e abranger o auxílio da classifica dos diagnósticos de enfermagem, de acordo abranger os domínios e classe da Taxonomia II da NANDA internacional que permitiram analisar os aspectos relevantes da aplicativo da SAE e da agindo do enfermeiro na áreas obstétrica.

resultados

Os resultados mostram eu imploro seu perdão o historicamente de enfermagem está apresentada em tudo os prontuários da instituição. Vale enfatizar que são de 1000 prontuários investigados, 890 foram dá setor de pré-parto e departamento de parto e 110 foram dá setor de gravidez de alto risco e da UTI materna que traziam cronicando do processo de enfermagem.

Ver mais: Frio Na Barriga Quando Penso Nele, A Convivência Com O Fantasma Do Câncera

Nos prontuários da maternidade, existir 16 diagnósticos de enfermagem relacionados especificamente para os período de atuavam de parto, e parto. Dessa forma, no bruta ocorreu ns frequência de 1.276 crônica distribuídos entre os 16 diagnósticos são de formulários, como representados na tabela 1.