*

Uma atribuir clara: ministérios subúrbio de Primrose fica ao lado a partir de município de Makause, concorrência de Joanesburgo, na África a partir de Sul. Imagem: Cortesia de Johnny Miller


De giradas em quando, surge um dado sobre desigualdades que é tão evidente alternativa chocante eu imploro seu perdão os números são suficientes para chamar a atenção do espectadores e a partir de políticos. Por exemplo, em 2017, uma indagação da equipas Spotlight a partir de The boston Globe revelado que, devido a o patrimônio traduzir médio do famílias branco em boston era de us $247.500, ministérios patrimônio fluidos corporais médio das famílias negras não imigrantes na bairros era de united state $8. O choque e der indignação alcançar este consistia de um único dígito tiveram vários impactos, incluindo o lançar de um para aconselhar Econômico Afro-americano (Black economic Council) para naquela região e diferente intervenções políticas.

Você está assistindo: Imagens da desigualdade social no brasil

Mas, em geral, os dados sobre a desigualdade entrada ricos e pobres, privilegiados e marginalizados, tendem der ser mais sutis, difíceis de encontrar alternativa enterrados no decorrer “coeficiente de Gini“, um consistência que demonstrações parcelas desproporcionais de renda alternativamente riqueza na população. Consequentemente, jornalistas frequentemente precisam de outras abordagens para explicar naquela crise crescente de desigualdade em todo emprego mundo.

É pelo visto que a desigualdade se tornou-se ~ um são de problemas dos dias atuais, alimentando movimentos políticos, apelo por mudança e audiência de criar condições equitativas para todos.

De acordo alcançar um relatórios recente da Oxfam: “A COVID-19 tem ministérios potencial de aumentam a desigualdades econômica em quase tudo de os países ~ por mesmo tempo, der primeira vez que isso acontece desde ministérios início a partir de registros”. Ele observou eu imploro seu perdão os 1.000 indivíduos acrescido ricos a partir de mundo já recuperaram sua perdas econômico da COVID-19, du “possa levar adicionar de uma tea para que os acrescido pobres são de mundo se recuperem”. Os pesquisadores também descobriram que as denomina foram as maior vítimas econômico da pandemia da COVID-19, perdendo 64 milhões de trabalho e acrescido de united state $800 10 bilhões em renda.

Uma abordagem alternativa para abrangeram as desigualdades envolve novas ferramentas de visualização que você pode destacar dados importantes e provar a verdadeira escala como diferenças.


*

Criado alcançar o Datawrapper, naquela gráfico de dispersão demonstrações a correlação entrou riqueza e expectativa de vida através dos país e dimensões da população. Gráfico: Cortesia de Alberto Cairo


Alberto Cairo, especialista em visualização de dados da universidade de Miami, disse à classifimoveis.com gostar os gráficos de dispersão, criados alcançar ferramentas gostar o Datawrapper, podem efetivamente mostrar a correlação entrou riqueza e expectativa de vida através dos país. O New York times usou gráficas de mover variável para mostrar como o racista sistêmico leva até ~ mesmo homens negros feito em familys ricas para categoria de renda acrescido baixa nos afirma Unidos. Existem demasiado técnicas que podem estar usadas em gráficos abranger barra de rolagem porque o mostrar emprego absurdo da diferença entrada a fortuna da aulas trabalhadora e der riqueza são de bilionários, como 1 gráfico simplificar de Matt Korostoff dá ano passado.

Além disso, naquela BBC mostrou como gráficos de áudio (audiographs) – que usam sons para representar dados, pela meio de ferramentas gostar o TwoTone – podem ajuda o público a voce entende números máximo desiguais. Eles usaram o a lâmina de barras de amarelo batendo porque o ilustrar a impressionante discrepância entrou o crescimento dos salários a partir de trabalhadores e os lucros corporativos nós EUA desde a 2009.

Ao idênticas tempo, repórteres necessidade de recursos para atenuar o é feito da falta de diversidade em suas ter redações ao abrangeram a pobreza. Dois repórteres que cresceram na pobreza produziram uma jardim de pontas para ministérios The Journalist’s source da universidade de Harvard, que explica, por exemplo, por que frases como “movidos para ele pobreza” podem ser humilhantes; gostar evitar estereótipos e porque, para tudo, os repórteres precisar “passar grandemente tempo alcançar pessoas eu imploro seu perdão são muito diferentes deles”.

Expondo naquela desigualdade de cima
*

A famosa imagem de 2004 de Tuca Vieira que demonstração a atribuir acentuada entrada a vila shanty de Paraisópolis e apartamento luxuosos no bairro do Morumbi, em elas Paulo. Imagem: Cortesia de Tuca Vieira


A fotografia a sobrecarga surgiu gostar de uma das desenhe fechar mais poderoso para estou procurando por isso a diferença de propriedade e recursos entre as comunidades.

O fotógrafo freelancer brasileiros Tuca Vieira tirou, não tem dúvida, a foto adicionando icônica são de mundo sobre desigualdade em 2004, para o jornal Folha de elas Paulo. Der foto, tirada de um helicóptero, demonstrações uma pilha longitudinais de piscinas dispor na lado de um luxuoso construção de apartamento que se eleva sobre a superlotada favela de Paraisópolis, em elas Paulo.

“Minha foto denominações usada em muita lugares, mas o que adicionar me agrada é que ela denominações usada em livro escolares”, diz Vieira. “A desigualdade já foi ~ terrível, mas portanto tivemos essa pandemia, e olhar que de repente ela piorou muito, ao mesmo tempo que bilionários ganhou novas rico inacreditáveis nesse curto espaço de tempo”.

Enquanto muito de planejadores urbanos do século 20 concentraram, em todo ministérios mundo, der força de trabalhar de suas cidades em distritos, bairros pobres alternativa favelas der poucos quilômetros dos por aí da cidade, Vieira diz que seus disseminação subsequente – e o crescente de povoado informais em espaços intermediários – agora, um monte de vezes, lugar, colocar ricos e pobre separados apenas por uma estrada alternativa cerca. Isto fenômeno, diz ele, dá ao jornalistas a chance de revelar o acepção dos dados da diferença de propriedade em 1 única imagem.

Mas naquela adverte o que as foto aéreas precisam estar apresentadas em conjunto abranger imagens terrestres, porque o mostrar naquela realidade ns vidas individualmente e papel males menos conhecidos da desigualdade. Vieira continuou a documentar as injustiças e publicados recentemente um livro com mais de 200 fotografias que exploram como comunidades viver de método diferente.

“Desigualdade algum se trata apenas um de carvão e recursos, mas ~ de dignidade, saúde, humilhação e política absurdas”, diz ele. “Se você quer eu imploro seu perdão as pessoas parem e pensem, você precisa de colisão na imagem, mas alcançar bom definição de papel e dados”.

Ele acrescentou: “Essa concepção de meritocracia – eu imploro seu perdão se você monitor rigorosamente as regras e trabalhar duro, você será bem-sucedido – não é verdade; ministérios sistema denominada realmente injusto e espero que isto tipo de tomada pode mostrar a ”.

Mas os helicóptero são valor alto e as imagens de satélite têm resolução mais baixa e são dificuldade de direto para um dotes específico.

Para alguns especialistas, naquela nova ser estar de drones de baixa custo não só oferece ao repórteres um melhoria em imagens aéreas acessíveis, mas também uma comunicação poderosa para coleção de dados e modelagem 3D.


*

Região de favelas às margens a partir de rio Mithi em Mumbai, contestada da bolsa de valores Nacional. Imagem: Cortesia de Johnny Miller


Uma albergar sem finalidades lucrativos que luta por justiça social, a Unequal Scenes, gerou longe conscientização sobre a desigualdade urbana registros – e desencadeou novas conversas acima de soluções políticas – por meio do uso de imagens de drones.

Seu fundador, Johnny Miller, fotografou comunidade ricas e pobres de perto, de cima, em adicionando de duas dezenas de dúzias de cidades, de Seattle naquela Mumbai e cidade do México. Uma tomada da África a partir de Sul foi usada para a imagem da fachada da publicação periódica Time, em pode fazer de 2019.

Miller até é cofundador da africanDRONE – uma hospedeiro sem fins lucrativos que apoio, suporte “drones para emprego bem” na África e ajuda redações e organização da sociedade cíveis a entender os lição de licença locais, encontrar especialistas em pós-produção, cair custos de drones uma vez conectar com “pilotos roupas civis de drones”. Der organização ajudou a compreendo imagens de drones ao projetos investigativos durante News24, Carte corar e no decorrer Sunday Times, na África são de Sul.

“Acho eu imploro seu perdão o design Unequal Scenes foi um divisor de estação aquosa em gostar de as pessoas que embainhar desigualdade poderia mostrá-la em uma única fotografias estática”, diz Miller. “Não havido muitas imagens pela aí apontado para fora riqueza e pobreza lado der lado, ministérios que denominada estranho, contudo grande ajudando dela algum pode ~ ~ vista a nível do solo, só pelo ar”.

O design é óbvio sobre sua intenção de ativismo: “Unequal scene desafia as estruturas de poder tradicionais que guarda essas desigualdades tão boa escondidas quando vistas de tudo as direções, menos de cima. Se as imagens provocam sentimentos desconfortáveis de medo, desespero alternativa uma conhecimento perturbadora de conivência – grandemente bem”.

Precariedade oculta: um choque pessoal
*

O povoado informal da Palmiet Road, vir lado do poço 6 do sociedade de somente Papwa Sewgolum. Imagem: Cortesia de Johnny Miller


Posso atestar pessoalmente isto impacto chocante. Que fazia ideas de que era ajudando de uma terrível injustiça social no decorrer treinei no club de golfe Papwa Sewgolum, na África a partir de Sul, algum anos atrás. Cabelo contrário: fiquei afortunadas em testar minhas limitadas habilidades no golfo em um campo abranger o nome em homenagem naquela um heróica anti-Apartheid. Em 1965, Sewsunker “Papwa” Sewgolum – um jogador autodidata de ascendência indiana – derrota o renomadas Gary Player para vencer um torneios regional, mas teve que elogio seu troféu na chuva aos ar de graça porque não-brancos algum podiam entrar na sede do clube.

Então, no sexto buraco, depois de ~ acertar a zero e mandá-la através dos cima das árvore que se alinhavam à deixou do campo perfeitamente cortado, simplesmente dei duas tacadas de pênalti e continuei jogando.

No mês passado, mim dei uma olhada nas imagens poderosas da unequal Scenes, que permaneceu sabendo que eu estarei lá sendo longe compartilhadas e discutidas através dos jornalistas o que investigavam a pobreza e a desigualdade. Eu fiquei horrorizado vir topar alcançar uma imagem aérea daquele idênticas sexto poço na África do sulista – apontado uma vila shanty comprimida anti a cerca esquerda; barracos algum espaçados percorrendo toda a alargamento do vasto e exuberante caminho em que andei.

A imagem – capturada através um são de drones de miller em 2018 – revelou o que o acordo informal da Palmiet Road, sem saneamento adequado, se espalhou até ~ a beira do lazer privilegiado, ferum o espaço era abundante e a água doce foi ~ bombeada para hectares de grama. Minha zero de golfe pode ter caído em um desses barracos – alternativamente pior – e, no entanto, contudo de meus anos de reportagem sobre distinção e pobreza na região, eu não tinha ideas de que havia um acordo ali.

Miller diz que minha reação forte à imagem excluir uma resposta típica de de quem vê as imagens a partir de projeto – uma reação útil, diz ele, porque o abalar together percepções errôneas sobre a segregação e a escala de proximidade da precariedade em grupo díspares.

Foi necessária naquela devastação fixo desencadeada pelo furacão Katrina, em 2005, porque o que muitos americano entendessem der escala da precariedade arraigada em novo Orleans. E apenas um depois de um incêndio devastador, em 2017, em um construção residencial da aulas trabalhadora no bairro de Kensington, em Londres, eu imploro seu perdão muitos britânicos acordaram para as desigualdade marcantes em sua bairros mais ricos. Período 72 compatriotas – 85% delas compatriota de cores – morreram enquanto um compridas incêndio consumiu o prédio, conhecido gostar de a torre Grenfell.

Várias investigações de veículos de comunicação revelaram o que as autoridades locais que gastaram carvão suficiente alcançar proteção contrário incêndio na torres – e até afirmam que os vizinhos rico pressionaram as autoridades a direto os pequeno recursos destinados der Grenfell ao embelezar seu exterior, de caminho que não precisassem viver concorrência de um construção feio. Enquanto isso, as melhorias de proteção contra fogo necessárias foi ~ negligenciadas.

Para Miller, os drones de baixa custo representar uma bem maneira de alertar sobre naquela injustiça desenvolve e em grande escala – pelo pequena em lugares fex os regulamentos permitir que sobrenome sejam pilotados em nome a partir de redações.


*

A luxuosidade a partir de Iate club Jurujuba à correto contrasta alcançar a lotada colônia de pescadores da baía de Guanabara, à esquerda, no Brasil. Imagem: Cortesia de Johnny Miller


Ele diz que o impacto mais importante a partir de imagens de drones de desigualdade denominada que ela podem engajar um público adicionando amplo – lá sua retirar gera reação conceituais, em vez de emocionais.

“Entre os defensores da justiça social e os conservadores, existir todas essas compatriotas no meio que você necessidades que façam parte da conversa sobre a desigualdade, e você pode afastá-las abranger imagens emocionalmente carregadas, de crianças chorando alternativamente de um banqueiro abundante ao lado de um sem-teto”, diz Miller. “Com imagens de drones, você pode introduzir a eles algo mais que se parece alcançar um quebra-cabeça, e ela têm o que descobrir através si mesmos”.

Como a pesquisadora e escritora freelancer Monika Sengul-Jones explicou recentemente, drones ajuda repórteres a cobrir eventos perigosos muitos para comparecer pessoalmente, constatar fatos e conduzir histórias sediada em dados com mapeamento térmico, modelagem 3D e senso remoto. ~ por mesmo tempo em que observar o alto custo são de drones comerciais, eles disse que repórteres em países alcançar leis de gratuitamente de em formação podem discutir imagens no drones feito pelas autoridades policiais e outras agências governamentais.

Mas Sengul-Jones advertiu que “os jornalistas devem primeiro se lembrar de que os drones ser estar inicialmente desenvolvidos e usados porque o vigilância, avaliação militar e matando seletivo”.

“Embora no início tenham fixo usados de caminho horríveis, acho que os drones são uma revolta democrática”, diz Miller. “Assim como as câmeras individuais nos celular celulares. A volume de um indivíduo de voar para uma bairros e mostrar o que isto é no solo nunca acontece antes na elétrico – foi ~ um domínio dos governos e no super-ricos até cerca de 2012, então todos esses drones de baixo custo chegaram ao mercado, e você ele pode simplesmente ligar coordenadas de GPS. ”

Ele diz que emprego modelo são de africanDRONE ele pode fazer ser expandido para fornecer serviços de drones alcançar taxas reduzidas, ou mesmo pró bono, porque o redações com poucos recursos e alcançar recomendações relacionadas der regulamentações e opções adicionando amplas de uso de dados.

“O africanDRONE teve compridas sucesso – nós realmente fomos os pioneiros no jornalismo de drones na África dá Sul”, explicou ele. “Fizemos uma elétrico sobre raça de cavalos ilegais no cabo Ocidental, balsa gangues roubavam cavalos de fazendas e competiam alcançar eles por dinheiro. Tínhamos pilotos – que se viam como futuros repórteres investigativos – o que saíram para rastrear isto pessoas, conseguiram registrar a corrida e naquela denunciaram na Carte blanche “.

Miller diz que um unir saudável isto é surgindo entrada pilotos, organizações sem propósito lucrativos e redações, de o que a garantido – especiais para compatriota sob der rota de voo são de drone – é fundamental.

“Descobri que der maioria a partir de editores algum se preocupa muito com o lado legalmente das material e as gamas cinzentas do regulamentações, embora queiram eu imploro seu perdão as essa sejam seguras”, acrescenta. “Manter tudo seguros no solo é nossa prioridade”.

Miller diz que ministérios próximo design da uneven Scenes excluir um projeto colaborativo para verifica visualmente naquela desigualdade e der marginalização na bairros de novo York.

Ver mais: Você Buscou Por Fone De Ouvido A Prova De Suor A Um Preço Incrível

“Drones eles são totalmente ilegal em novo York, em prazo de estatuto da cidade”, observa ele. “Como contando histórias de desigualdade por outros meios que tradicionais? É lá que eu estou pensando agora. ”

Recursos adicionais

Um mapa para o futuro movido naquela drones do jornalismo

Minhas ferramenta favoritas: Alberto Cairo para visualização de dados

Centro de recursos classifimoveis.com: a fonte Internacionais ao Investigar a Pobreza

Rowan Philp é repórter da classifimoveis.com. Rowan foi repórter-chefe dá Sunday equipe na África do Sul. Como correspondente estrangeiro, ele relatou sobre política, corrupção e conflito em adicionando de duas dezenas de dúzias de países ao redor dá mundo.