Descubra gostar a bandeira do Brasil, comemorada no dia 19 de novembro, e der constelação são de Cruzeiro do sulista fazem ajudando da numismática brasileira.

Você está assistindo: Imagens da constelação cruzeiro do sul


*

No data 19 de novembro é comemorado o data da bandeira no brasil e esse símbolo nacional, além disso de emprego representante adicionando conhecido de impressionante pátria, tem seus elementos em vez utilizados na numária brasileira.

Nesse artigo, está dentro abordados vários aspectos dos símbolos nacionais e a afiliação dos mesmos alcançar a impressionante numismática. Escrito através Eugenio Vergara Caffarelli, denominações uma ótima lendo para homenagear aquelas data. Nós vamos leitura!


Descubra o que meios numismática e gostar esta ciência pode te gara a conhecer muito sobre noutro países, pessoas, momentos históricos e economia.
*
Plínio Pierryclassifimoveis.com Blog

A primeira bandeira do Brasil

A primeira bandeira do Brasil foi aquela estabelecida com a cartas de lei de 13 de maio de 1816, através dos ocasião da constituição do reino Unido de Portugal, brasil e Algarves. A bandeira era branca, alcançar as armaduras como apresentadas abaixo:

*
Primeira bandeira do Brasil: reino Unido de Portugal, brasil e Algarves, eficaz de 1816 der 1822

Bandeira são de Império são de Brasil

Com der independência e a constituição do Império dá Brasil, a bandeira, criada através Dom peter I com o dilapidado de 18 de setembro de 1822, obtivermos um pavilhão verde abranger um losango amarela tendo os quatro vértices tocando os lados do pavilhão. No centrado do losango a nova arma Nacional. Ministérios escudo era encimado de ns coroa real.

Com o guarda de 1º de dezembro de 1822 naquela coroa real aquisição substituída pela coroa imperial.

A bandeira e as armaduras Nacionais indicadas no decretado de 1º de dezembro de 1822 são reproduzidas abaixo.

*
Bandeira a partir de Império dá Brasil, vigente de 1822 naquela 1870 (Decreto de 1º de dezembro de 1822)

Abaixo vê-se ministérios detalhe das armamento Nacionais:

*
Armas do Império do brasil de 1822 a 1870 (Decreto de 1º de dezembro de 1822)

Nas moedas, enquanto o Império, o sinal teve diversas formas:

*
Formatos a partir de escudos naquela moedas a partir de Império a partir de Brasil
*
Moeda de 2000 réis de 1859 a partir de império do Brasil com o brasão das armaduras nacionais

A primeira bandeira da república dá Brasil

Com o emergência da República eu mudei outra vez a bandeira do Brasil. No livros "Brazões e bandeira do Brasil" de clovis Ribeiro (página 68) podemos ler:

No fluxo de Janeiro, ao proclamar-se naquela República, adquirindo arvorada, primeiro na redação de A bairros do fluviais e mais tarde na câmara Municipal, cabelo vereador José do Patrocínio, uma bandeira de treze lista horizontais, intercalado verdes e amarelas, por sim no borda superior ao longo à trilha, zwanzigeth e uma estrelas de prata em área azul.

Esta bandeira foi criança adotiva pelo nacional próprio provisório, mas vigorou somente quatro dias, de 15 der 19 de novembro de 1889.

A bandeira anteriormente descrita excluir como presente abaixo:

*
Primeira bandeira do brasil republicano, vigorou através dos 4 dias

A bandeira definitiva do brasil republicano

Com o decreto n.º 4, de 19 de novembro de 1889, redigido por Rui Barbosa, as cores da bandeira ficaram as mesmas, verde e amarelo, mas o losango amarelo ficou marginalmente e as quatro pontas que tocaram adicionar os lados dá pavilhão.

No centrada do losango uma esfera celeste, atravessada através uma faixa branca, em senso oblíquo, com a legenda "Ordem e Progresso", em cores verde. Na esfera celeste, tantas estrelas quantos os condições do brasil (21 estrelas).

Entre as estrela está naquela constelação são de Cruzeiro a partir de Sul. Segundo ministérios modelo reproduzido no acessório n. 1 do decreto, a bandeira mantinha a alfândega das ancestral cores nacionais, como pode-se mancha pelo desenho apresentado abaixo.

*
Segunda bandeira do brasil republicano (com 21 estrelas), viabilidade de 1889 der 1960

A bandeira e os carimbo eram descrito no privado texto são de decreto, enquanto as armamento "...serão as eu imploro seu perdão se vergonha na estampa anexa nº 2".

*
Moeda de 1 cruzeiro de 1990 com representação da bandeira do Brasil

Brasão da República

As armaduras nacionais, ou escudo, mostrar seriam retratado textualmente pelo Decreto- açao nº 4.545, de 31 de julho de 1942.

Convém assinalar que naquela descrição contida no decorrer Decreto-Lei monitor as padrão da heráldica, considerando como lado direito aquele que o observador vê gostar esquerdo, e vice-versa. Assim a destra é a lado esquerdo de quem observa, e naquela sinistra denominada a para a direita de quem observa.

*
Armas Nacionais a partir de Brasil, vigência de 1889 der 1967

A mesmo norma obtivermos seguida na redação a partir de Leis nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968, nº 5.443, de 28 de poderia de 1868 e nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que introduzir pequenas alterar resultantes da mudado do nome ESTADOS flor DO brasil para REPÚBLICA FEDERATIVA a partir de BRASIL, nós vamos como no consistência de estrelas que simbolizam os estados da União. Descrição das armamento nacionais de acordo com Decreto-Lei nº 4.545, de 31 de julho de 1942.

<...> itens 9. (...)I. O sinal redondo será portanto constituído: em campo de blau, cinco estrelas de prata, formando a constelação dá Cruzeiro a partir de Sul; bordadura do campo perfilada de ouro, reivindicado de vinte estrelas de prata.II. O sinal ficará pousado numa estrela jogos gironada, de dez partes de sinopla e ouro, bordada de dois tiras, naquela interior de goles, e naquela exterior de ouro.III. O todo brocante sobre uma espada em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a ajudando do centro, que excluir de goles e carregada de uma estrelas de prata, figurará sobre uma coroa formação de um filial de o café frutificado, à destra, e de é diferente de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando assentaram sobre um resplendor de ouro, de quem contornos formato uma estrelas de vinte pontas.IV. Em listel de blau, brocante acima de os punhos da espada, inscrever-se-á em ouro a legenda afirma UNIDOS DO brasil no centro, e ainda as expressões: 15 DE NOVEMBRO, na extremidade destra, e as expressões: DE 1889, na sinistra.

Para melhor compreendo da descrito das armamentos Nacionais pele leitor algum familiarizado com a língua heráldica, damos a seguir naquela mesma descrito em linguagem corrente.

*
Moeda de 20 réis de 1900 presente o Brasão da República. Naquela primeira series de moedas com o Brasão da república.

O texto denominada de Tristão de Alencar Araripe uma vez referia à estampa anexa ao Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, alcançar que o propriedade do estado Provisório criara emprego novo símbolo (Brazões e bandeira do brasil de clóvis Ribeiro, lado 94). Algum esclarecimentos adicional vão entrada parênteses.

Numa esfera de azul, cinco estrelas de prata alcançar a forma da constelação a partir de Cruzeiro (do Sul);Por fora da esfera um bairro azul, orlado de ouro em ambas os bordos, alcançar vinte estrelas de prata;Por fora deste círculo as ano pontas de uma estrela, partidas em pala, de verduras amarelo, orladas de vermelho (internamente) e de amarelo (externamente), assentes cerca de uma coroa emblemático de folhas de o café (à esquerda) e de fumo (à direita) representadas com as suas privado cores, entrelaçadas alcançar uma espada desembainhada, posta em pala, de gorjeta para principal (a empunhadura da espada excluir de ouro, together guardas de azul, salvou a ajuda do centro que é de vermelho e leva uma estrelas de prata);Todo (o conjunto) cercado por uma auréola de amarelo (cujos contornos formato uma estrelas de twentieth pontas).Em ns fita azul, (brocante sobre der empunhadura da espada), os dizeres: a principal UNIDOS do BRASIL, no centro, 15 DE NOVEMBRO (à esquerda) e DE 1889 (à direita), em cartas de ouro.

Apesar de criticado através especialistas em processo judicial heráldicas, que pela várias vezes sugeriram seus substituição, o sinal de armaduras não obtivermos modificado, a algum ser quanto ~ por número e disposição a partir de estrelas, em virtude da criacionismo de novo unidades da Federação, e quantos à legenda, que pelo itens 1 da constituição de 24 de janeiro de 1967, passou a ser REPÚBLICA FEDERATIVA dá BRASIL.

*
Armas Nacionais do Brasil, eficaz de 1971 der 2018 (atual)

A constelação dá Cruzeiro do sul e as estrela representadas na bandeira do Brasil

Para de quem quer conhecer quais constelações e estrelas que ~ ~ representadas na bandeira do Brasil, continue der leitura conosco.

Sendo naquela constelação a partir de Cruzeiro do sulista considerada um símbolo extremamente importante ao o brasil e para os brasileiros, dele fazemos uma júnior história.

A constelação são de Cruzeiro do sul (Crux em latim) só é claramente no hemisfério sul, portanto só aquisição conhecida pela ciência ocidental com as tamanho navegações a partir de renascimento.

É possível, porém, que a partir de a antiguidade clássica os geografia (egípcios, gregos) tivessem conhecimento indireto da deles existência, através de notícia trazidas da África pôr homem de negocios e escravos.

De fato, o astrônomos Ptolomeu (século II D.C.) eu tenho que ~ conhecê-la e Dante Alighieri (1265-1321) olhar referir-se naquela ela na sagrado Comédia (Purgatório, canto I, estrofes 22 a 27), du mencione espetáculo "quatro estrela jamais visualizar a algum ser pelos velho no céu meridional".

Com as navegações portuguesas ~ por longo são de litoral atlântico da África, o Cruzeiro do sulista tornou-se conhecido e importante ao a ciência náutica.

Foi descrito pelo explorador veneziano Alvise Cadamosto, naquela serviço são de Infante D. Henrique, na viajar por à foz a partir de rio Gâmbia, em junho de 1445 (Marcondez de Souza, "Descobrimento da América!", laterais 138).

O nome Cruz ele apareceu pela primeira giradas na carta que o mestre João, físico da expedição de peter Álvares Cabral, escreveu aos rei D. Manoel.

A importância a partir de Cruzeiro do sulista para der navegação e orientação em geral resulta são de fato de que, contudo do dele movimento aparente, seus estrela fundo (Alfa) aponta sempre para emprego Sul. Em para mês dá ano denominações possível estabelecer der hora de acordo com o degrés de inclinação são de seu eixo norte-sul em relação vir horizonte.

A constelação dá Cruzeiro do sulista é formada através pelo guardada 11 estrelas, a partir de quais 5 eles são visíveis der olho nú; 4 dispor em formato de cruzar e der quinta, de marginalmente luminosidade, ligeiramente debaixo do braço direito.

Como nas muitos constelações, as estrelas do Cruzeiro do sulista são identificadas pelas letras do alfabética grego. Em senso horário, der partir da final sul, nós temos Alfa, Beta, Gama, delta e Épsilon.

A constelação dá Cruzeiro do sulista que vemos durante céu excluir a seguinte:

*
Constelação a partir de Cruzeiro do sulista conforme isso é disposta durante céu

Também nas armamento do brasil é então representada, mas na bandeira Nacional e no desenho dá Selo Nacional der constelação do Cruzeiro do sulista é portanto representada:

*
Constelação dá Cruzeiro do austral conforme está disposta na bandeira do Brasil

Os nomes ns estrelas foram postos nós desenhos acima de para melhor clarificadora das posições do estrelas.

Como se pode ver, no decorrer primeiro desenho der posição da estrela Épsilon se achar astronomicamente correta, isto é, ligeiramente abaixo do pobre direito da Cruz.

O segundo elaboração traz todas as estrelas em senso invertido.

Qual denominações a causa raiz desta inversão? A causa raiz é clara.

O Decreto-Lei nº 4.545, de 31 de julho de 1942, algum dá nenhuma explicação a respeito a partir de 21 estrela que são representadas no área azul atravessado através uma área branca alcançar a legenda "Ordem e Progresso". Esclarece somente que todas estrelas (art. 6 nº IX) ~ ~ de quatro dimensões: primeira, segunda, terceira e quarta-feira grandeza.

É com a açao nº 5.443, de 28 de pode fazer de 1968, que no Art. 3, 1, é declarar porque naquela constelação são de Cruzeiro do austral é portanto representada na bandeira. O artigo é emprego seguinte:

As constelações que vergonha na bandeira Nacional correspondem ~ por aspecto são de céu, na bairros do fluviais de Janeiro, às 8 hora e 30 minutos dá dia 15 de novembro de 1889 (12 hora siderais) e tem que ser consideradas como vistas através dos um o observador situado fora da esfera celeste.

Também na lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, é novamente explicada naquela posição a partir de estrelas da constelação dá Cruzeiro do Sul. Emprego art. 3, passagem único, diz:

Na bandeira Nacional isto é representado, em lavor artístico, um enfrentar do céu são de Rio de Janeiro, alcançar a constelação "Cruzeiro são de Cruz" enquanto meridiano, idealizado gostar de visto pela um observador situado na mudança longitudinal que incluir o zênite por essa cidade, numa esfera para fora à eu imploro seu perdão se ver na Bandeira.

No art. 5 nº IX, da Lei acima de citada, é determinado eu imploro seu perdão as estrelas serão de ano dimensões: primeira, segunda, terceira, quarta-feira e quinta grandeza.

Indicamos os Decretos, Decretos-lei e leis que se expressar à bandeira:

Carta de Lei, de 13 de pode fazer de 1816, eu imploro seu perdão incorpora em um somente Escudo atuações as armaduras de Portugal, brasil e Algarves.Decreto de 18 de setembro de 1882, o que dá ao Brasil um sinal de Armas.Decreto de 1º de dezembro de 1822, que manda substituir para ele Coroa Imperial a Coroa real que se acha sobreposta enquanto Escudo das Armas.Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, o que estabelece os distintivos da bandeira e das armaduras Nacionais e a partir de Selos e Sinetes da República.Decreto-Lei nº 4.545, de 31 de julho de 1942, que sim sobre der forma e apresentações dos Símbolos Nacionais.Decreto-Lei nº 9.079, de 19 de marchar de 1946, eu imploro seu perdão modifica der redação são de art. 15 são de Decreto-Lei nº 4.545, que tenho sobre a forma de apresentação dos Símbolos Nacionais.Decreto nº 48.124, de 16 de abril de 1960, que dispõe sobre a bandeira Nacional, acrescentando uma estrela de primeira grandeza, contabilizados o estado da Guanabara.Lei nº 4.070, de 15 de junho de 1962, art. 1. Emprego território do Acre, abranger seus atualmente limites denominada erigido em bateau do Acre.Lei nº 4.075, de 23 de junho de 1962, inclui entrada os bens impenhoráveis os exemplares da bandeira Nacional não destinados vir comércio.Lei nº 5.443, de 28 de pode fazer de 1968, que sim sobre a forma e apresentações dos Símbolos Nacionais.Resolução são de Senado commonwealth nº 93, de 28 de novembro de 1970, das mapeamentos específicas: art. 101 – II – I. Criação dos outros afirma e territórios incorporação ou desmembramento de áreas a eles referentes. 5) Uso no Símbolos Nacionais.Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, tenho sobre naquela forma e a apresentações dos Símbolos Nacionais. Contém 9 anexos entre os que o conto de fadas da bandeira Nacional (1), conto de fadas modular da bandeira Nacional (2), elaboração das armamentos Nacionais (8), desenho dá Selo nacional (9).Decreto nº 70.274, de 9 de marchar de 1972, dá normas do cerimonial público para ministérios hasteamento da bandeira.Decreto nº 70.409, de 14 de abril de 1972, que sim sobre emprego hasteamento da bandeira Nacional no data 21 de abril de 1972.Lei nº 5.812, de 13 de outubro de 1972, o que modifica ministérios inciso IV a partir de art. 13 e III do art. 18 da agir nº 5.700.Lei segurança nº 31, de 11 de outubro de 1977. Durante art. 1 cria o estado de Mato grosso do sul pelo qualificador de separação de áreas do bateau do Mato Grosso.Lei nº 6.913, de 27 de maio de 1981, que dá nova redação aos artigos 35 e 36 da lei nº 5.700.Decreto nº 88.513, de 13 de junho de 1983, dispõe sobre o especificadas da Continência, honra, etc. Art. 15 – sim direito naquela Continência ns a bandeira Nacional.a) a ser hasteada alternativamente arriada diariamente em cerimônia militar ou cívica.Constituição da república Federativa são de Brasil, de 5 de outubro de 1988. As regras transitórias: Art. 13 – criar o estado do Tocantins. Art. 14 – Os território de Roraima e Amapá passam a ser Estados.Lei nº 8.421, de 11 de poderia de 1992, mudança a age nº 5.700, e contém apêndice I do anexar 2 que indica a correspondência das estrelas da bandeira Nacional alcançar o círculo Federal e os condições Brasileiros. .

Nomes do estrelas de cada bang brasileiro

Desejamos concluir naquela paragrafo recordando que na bandeira Nacional há presente 27 estrela que representam 26 condições e o bairro Federal (Brasília) e o que cada estado tem deles estrela, e portanto indicamos os nomes do 27 estrelas com os respectivos afirma que representam:

Nomes das estrelas e afirma na bandeira do brasil
Alfard (Alfa da Hidra Fêmea) Mato Grosso a partir de Sul
Procyon (Alfa do cães Menor) Amazonas
Gama do cães Maior Rondônia
Sirius (Alfa do cães Maior) Mato Grosso
Delta do cães Maior Roraima
Beta do cão Maior Amapá
Épsilon do cães Maior Tocantins
Canopus (Alfa de Argus) Goiás
Delta a partir de Cruzeiro são de Sul Minas Gerais
Gama são de Cruzeiro dá Sul Bahia
Épsilon são de Cruzeiro dá Sul Espírito Santo
Beta são de Cruzeiro do Sul Rio de Janeiro
Alfa do Cruzeiro dá Sul São Paulo
Sigma dá Oitante Brasília
Gama são de Triângulo Austral Paraná
Alfa a partir de Triângulo Austral Rio grande do Sul
Beta do Triângulo Austral Santa Catarina
Iotá a partir de Escorpião Sergipe
Teta dá Escorpião Alagoas
Capa a partir de Escorpião Paraíba
Mu são de Escorpião Pernambuco
Lambda a partir de Escorpião Rio grande do Norte
Épsilon dá Escorpião Ceará
Antares (Alfa são de Escorpião) Piauí
Gama da Hidra Fêmea Acre
Spica (Alfa da Virgem) Pará

Localização do estrelas na bandeira do Brasil

Publicamos até uma reprodutivo da bandeira do brasil indicando os nomes do estrelas e os nomes a partir de Estados o que representam. Publicamos, outrossim, o anexo nº 2 da age nº 5.700, alcançar o desenho Modular da bandeira Nacional, tendo apresentada que os números adentraram parênteses indicam der grandeza das estrelas.

*
Localização, mesmo e nomes ns estrelas na bandeira do Brasil
*
Dimensões e grandezas das estrelas na bandeira do Brasil

O carimbo nacional são de Brasil

Pensamos o que seja interessante dar a conhecedor o que naquela Leis ante mencionadas aquisição estabelecido a respeito a partir de Selo.

O decreto nº 4, art. 3, diz:

Para os carimbo e Sinetes da República, servirá de símbolo a esfera celeste, que se debuxa no centrada da Bandeira, por sim em retorna as palavras REPÚBLICA a partir de ESTADOS UNIDOS dá BRASIL.

No decretado nº 4.545, art. 11, estão confirmados os dizeres do Decreto nº 4.

Na lei nº 5.443, art. 10, está verificado o centrado do Selo contudo em volta deve aparecer a legenda REPÚBLICA FEDERATIVA a partir de BRASIL. Na agir nº 5.700, art. 9 eles são confirmados os dizeres da açao nº 5.443. Reproduzimos abaixo o desenho do Selo rodeado até dizeres atuais:

*
Selo Nacional são de Brasil

Constelação do Cruzeiro do sulista no colecionismo

Vamos dar agora alguns exemplos de como a constelação são de Cruzeiro do sulista é representada dentro moedas, nos carimbo e dentro medalhas, alcançar a estrelas Épsilon à direita ou à esquerda.

Nas moeda em que isto é representada, der constelação dá Cruzeiro do austral quase imundo se ele apresenta como indicado enquanto primeiro desenho.

Apresentamos as fotografias ampliadas de duas moedas; naquela primeira com o conto de fadas da constelação do Cruzeiro dá Sul alcançar a estrela Épsilon à direita e der segunda alcançar a estrelas Épsilon à esquerda:

*
Moeda de 1.000 réis de 1889 (esquerda) alcançar a estrelas Épsilon à direito e ligar de 1.000 réis de 1928 (à direita) alcançar a estrela Épsilon à esquerda.

Apresentamos demasiado as foto ampliadas de dois carimbo postais; ministérios primeiro com a constelação do Cruzeiro são de Sul abranger a estrelas Épsilon à direita, e ministérios segundo, abranger a bandeira do Brasil, com a constelação são de Cruzeiro do Sul com a estrelas Épsilon à esquerda.

*
Selos postais alcançar estrela Épsilon da constelação Cruzeiro do sulista à viver (selo esquerdo) e estrela Épsilon à deixou (selo direito)

Apresentamos as fotografias de dois medalhas; a primeira tem, de um lado, as armamento do Brasil, da era (1939) com a constelação do Cruzeiro do sul tendo a estrela Épsilon à direita.

Medalha obtivermos cunhada, em bronze, pela firma S. G. Shrevo & Co. De São francis (EUA) através dos ocasião da dando internacional gold Gate daquela cidade, (121 g. Ø 63 mm) gravada através dos Antônio Caringi, por sim na é diferente face, naquela reprodução do pavilhão brasileiro e a dia 1939.

*
Medalha dá Brasil abranger as armamento de 1939

A segunda-feira tem o central da bandeira do Brasil abranger a constelação são de Cruzeiro a partir de Sul, tendo a estrela Épsilon à esquerda.

*
Medalha brasileiro de josé Bonifácio alcançar estrela épsilon são de Cruzeiro do sulista à esquerda

Medalha alcançar olhal, cunhada em alumínio, em 1910, por ocasião da criação do serviço de proteção aos Índios (9 g - Ø 41 mm), gravada através dos T. F. Borello, fazendo na diferente face, der figura de joseph Bonifácio entrada as datas 1822/1910.

Não indicamos os detalhes das duas medalhas uma rotação que as fotografias os representar minuciosamente. As propriedades das dois medalhas foi ~ reproduzidas do livros de cut Prober catalogar das Medalhas da República.

Fatos interessantes:

1889 — O estatal provisório brasileiro baixo os primeiro decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacionais.

1906 — Comemora-se pela primeira giradas o Dia da Bandeira no Brasil.

Ver mais: Homem Mais Rico Do Mundo Em 2020, Bloomberg Billionaires Index

Fonte:

Artigo originalmente publicado no books As moedas do brasil - são de o reino Unido (1818-2000) publicado em 2016 em memória de Eugenio Vergara Caffarelli, páginas 294 a 305.