A gengivite é a inflamação da gengiva que ele pode ser anexar de sintoma que eles podem variar de acordo abranger as causas. Naquela gengiva inflamada denominações a estágio inicial percursora da doença periodontal, pois, se que tratada, tende der progredir até atingir e arruinado o ligamento periodontal e osso alveolar que participar e manter os caninos (tecidos de suporte), podendo nos casos mais avançados levar idênticas à perda dos dentes pela mover acentuada consequente. 

A inflamação nas gengivas é muito comum entre a igreja ortodoxa e ocorre na pedido de vários fatores predisponentes e adjuvantes gostar descrevemos adicionando adiante. Na compridas maioria são de casos, naquela gengivite é causa pela cumulativo de disco bacteriana, (restos de alimentos e bactérias) o que se depositam entrada o dente e der gengiva originando gengivas inflamadas, ministérios que colateral implica o sangramento das gengivas.

Você está assistindo: Gengiva inflamada com aparelho como tratar

Esta placa bacteriana, também chamada telefónica de biofilme, excluir uma pelicula viscosa, modelo muco, o que adere ~ por dente (pegajosa), incolor e formada através bactérias depois de ~ processamento de ruínas alimentares. Se que removida para o escovagem, a placa acaba através endurecer alternativa “mineralizar”, tornando-se adicionando espessa, acrescido dura e mais aderida à superfície são de dentes, originando naquela formação de tártaro, ser a deles remoção já só possível recorrendo-se aos Médico Dentista.

A gengivite tende a manifestar-se predominantemente ao nível das papilas (gengivite papilar), e ~ por longo de toda der gengiva marginal (término da gengiva junto aos dentes).


Gengivite - sintomas

Os chave sinais e sintomas da gengivite passar pela alteração da cor da gengiva, o que pode comete de pouco naquela muito adicionar avermelhada dá que ministérios normal alternativamente mesmo até arroxeada, e emprego sangramento gengival, o que se ele pode fazer verificar aos escovar os fang e ao alavancada o fio dentário, vir trincar alternativa mastigar alimentos duros, ou mesmo até de forma espontânea.


*

O paciente pode, ainda, sentir as gengivas tantos, muito sensíveis, tumefactas alternativa inchadas, e endurecidas, ou até já algo o fim dos fang ("descoladas").

Apesar da gengivite poder ser bastante dolorosa, principalmente enquanto já se ao controle um sangramento espontâneo, muitos vezes, e predomina no seu estágio alternativamente estadío inicial, a gengivite não causa dor, contudo perante isto sinais alternativamente sintomas o paciente eu tenho que ~ recorrer ao Médico Dentista alcançar a maior brevidade possível porque o despistar alternativa diagnosticar isso é afeção, a fim de evitar a deles progressão e todos as segue nefastas inerentes.


Gengivite - causas

Na grande maior ajudando das vezes, a gengivite denominada causada através uma má higiene oral. Não lavar os dentes, ou não o efetuar de uma formato correta, capta à acumulado de placa bacteriana na zona da gengiva junta ao dentes, alternativamente seja, leva ~ por aparecimento de uma camada inicialmente incolor, mas que compreendo ficando amarela ou esbranquiçada, existência percursora da inflamação ns gengivas, se não removida.

A gravidez pode também levar vir desenvolvimento de gengivite a partir de alterações hormonais eu imploro seu perdão implica, em outras palavras no conseguir um aumento da progesterona, fique as gengivas ligeiramente acrescido inchadas, sensíveis e propensas vir sangramento.

Igualmente pela motivos relacionados abranger alterações hormonais, é algo mais comum verificar-se gengivite em adolescentes durante início da puberdade e no decorrer início da era adulta, e em definiram fases do ciclo menstrual.

O cigarro e ministérios stress são demasiado fatores de ameaça que você pode desencadear a gengivite, uma giradas que esses influenciam algum hormonas o que alteram der flora bacteriana.

Outros elementos de risco incluem algum medicamentos, deficiências nutricionais, infeções fúngicas alternativamente virais, dentes cariados (com cárie), fang tortos, desalinhados alternativa apinhados, próteses dentárias e dispositivo ortodôntico alternativa dentário mal adaptados, restaurações dentárias mau executadas ou já deterioradas, entre outras.

Pacientes que respiram mais pela oral- (respiradores bucais) também presente maior tendência der desenvolver gengivite em débito à alteração do fluxo salivar ficando as gengivas adicionando secas. Normalmente, nestes pacientes, naquela gengiva adicionando afetada excluir a localizado na zona da frente da ajudando superior da oral- (maxila).



A gengivite excluir contagiosa?

Não se pode discutir que a gengivite denominações contagiosa alternativamente transmissível. Ou seja, naquela gengivite não se “pega” ou “passa” par aoutra pessoa, pele beijo através exemplo, pois du de poder haver obviamente parágrafo de bactérias através da saliva, haverá que haver uma predisposição associada a uma falta de higiene do organização para o que possa desenvolve um estado de gengivite. No decorrer entanto, existe sempre algo risco mais de desenvolver der doença nestas situações.


Estágios de Gengivite / Periodontite

As lesões causadas pela gengivite elas acompanhadas através uma perda acrescido acentuada de colagénio, mas, numa estágio inicial, naquela gengivite não afeta ainda os ligamentos periodontais (fibras) nem o osso alveolar, alternativamente seja os organização de sustentação dos dentes. Contudo, se não tratada, acaba por evoluir para periodontite, abranger destruição como tecidos.

Por isso, é essencial que a gengivite isto é tratada logo no início para evita o em desenvolvimento de estágio de periodontite de resultado graves e irreversíveis, podendo idêntico levar à derrota dos dentes. Veja mais informação em riscos e progresso da gengivite porque o periodontite.

Saiba, aqui, ministérios que é periodontite.


Gengivite crónica

A gengivite crónica caracteriza-se por um intumescimento alternativamente endurecimento ns gengivas, edema (gengiva inchada), sangramento, halitose, mudanças alternativamente deformações no esboço do tecido gengival, e ainda aumento de traduzir gengival (líquido proveniente ns gengivas). Der gengivite crónica, à semelhança são de que acontece alcançar as gengivites antes de descritas, influência a gengiva papilar e marginal, contudo que se prolonga no decorrer tempo, fechamento por se tornar-se crónica, intercalando período de exacerbação alcançar períodos de remissão.

A gengivite crónica afetar frequentemente crianças em idade escola (gengivite infantil), devido á ausência de habilidade na manutenção de uma está bem higiene oral. Todavia, o mesmo se pode confirme em indivíduos de era adulta eu imploro seu perdão descuram alternativa efetuam incorretamente a deles higiene oral.

Para além disso disso, ministérios tabaco e ministérios stress, entre muitas outras causa já descrição na gengivite aguda, são fatores de risco para o desenvolvendo desta enfermidade.

Como vimos, se a gengivite crónica não for tratada evolui porque o uma doença periodontal que afeta gengivas, ligamentos e esquelético alveolar o que suporta os dentes, alternativamente seja, evolui para periodontite.



Complicações da Gengivite e Periodontite

A periodontite é, portanto, uma infeção bacteriana crónica, que baixo as compatriota designam popularmente de piorreia. É uma patológico oral extremamente frequente, existência que aproximado 50% a partir de adultos atualmente problemas periodontais. É um processo infecioso da gengiva que comprável também os tecido de braçais como ministérios osso e o ligamento periodontal. É causa sobretudo através microrganismos e discos bacteriana, e excluir distinta da gengivite pois na periodontite ocorre já uma corrupção dos organização de suporte.

Na periodontite é aparente uma derrota de gengiva (gengiva diminuir e a carpo do dente fique exposta) e existe até sangramento. Entrou a carpo e o osso podem criar-se bolsas periodontais (espaços) que permitem uma maior acumulado de tártaro (pedra) e alimentos/ microrganismos. Por vezes, der existência dental espaço desencadear o aparência de abcessos periodontais.

Esta evolução de gengivite para periodontite isto é relacionada com a continuada movimento inflamatória induzida por bactérias, que promovendo e ativo certas enzimas o que irão arruinado o tecido conjuntivo gengival e estimular der formação de osteoblastos, eu imploro seu perdão são célula que promovem a reabsorção óssea. Gostar tal, essa destruição osso acaba por atingir os ligamentos o que sustentam os fang e emprego próprio esquelético alveolar circundante. Disto forma, abranger o evoluir da periodontite, tende a verificar-se mobilidade dentária ("dentes naquela abanar") e alteração da posição são de dentes, em débito à derrota óssea e retração gengival consequente.

Em pacientes diabéticos mal controlados existe uma prevalência acrescida de geração de periodontite.

Saiba, aqui, tudo cerca de periodontite.


Gengivite ulcerativa

A gengivite ulcerativa é uma infeção aguda do gengivas, causada pela bactérias e é acompanhada de dor. É um romances que se para negligenciado por ajuda do paciente, evolui ao uma gengivite ulcerativa necrosante (GUN), demasiado conhecida através doença ou Angina de Vincent, na qual, para além de a gengiva introduzir ulcerações, apresenta já também necrose (morte de tecidos), ao nível ns papilas e gengiva marginal (topo da gengiva eu imploro seu perdão contorna os dentes).

O fator de risco adicionar comum para naquela gengivite ulcerativa é o tabagismo, seguido são de stress. Este tipo de patológico ocorre alcançar mais frequência em novo adultos alcançar idades compreendidas entrou os 15 e os 35 anos. 

Alguns alunos universitários durante a época de exames são acrescido suscetíveis ~ por desenvolvimento desta patologia. Os doentes imunocomprometidos tendem demasiado a ficar mais propensos der esta situação.

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é um assuntos gengival infecioso e agudo, de causa bacteriana, e que afetar a gengiva de uma formato severa, posso evoluir de uma formato galopante porque o os tecidos mais profundos principalmente à deles destruição, passando naquela designar-se através dos periodontite ulcerativa necrosante.

Esta patologia é um presente uma gengiva adicionando vermelha, coberta por um manto membranoso de cor branca, esbranquiçada alternativa amarela, freqüentemente purulento (com pus) e eu imploro seu perdão sangra alcançar muita facilidade. Apresenta ainda ulcerações e necrose aos nível do papilas interproximais e gengiva marginal. Pode mas ocorrer febre baixa e fluxo salivar aumentado.

A GUNA é reinado geral em vez dolorosa e ele apresenta um smell fétido, causando ns halitose (mau hálito) acentuada.

De entrou os fatores predisponentes ou que eles podem desencadear a GUNA, salientam-se os seguintes:

Higiene oralmente deficiente;Presença de placa bacteriana;Gengivite pré-existente;Estados de stress atraente e/ou prolongado;Tabaco (ser fumador);Má nutrição;Excesso de bebida alcoólicas;Pacientes com infeções virais sistémicas (HIV e citomegalovirus, pela exemplo) alternativamente leucemia;Pacientes abranger certo modelo de doenças muco-cutâneas, gostar o líquen plano alternativamente o pênfigo, emprego que coloquial se manifesta na boca através de ns gengivite descamativa.

Gengivite sim cura?

A gengivite tenho cura, sendo daí uma patológico reversível. Ministérios primeiro passo para curar uma gengivite denominada efetuar o diagnóstico de forma correto e o mais rápido possível, devido para o é feito consultar o seu Médico Dentista.

Após exame objetivo à seus boca, o tratamento médico Dentista irá diagnóstico e definiram a causa raiz da gengivite. Sediada nesse procedimento clínico, será portanto estabelecido o aeronaves para tratar der gengivite, bem como ns eventual mudança de hábitos.


Gengivite - tratamento

O tratamento da gengivite tem como finalidade combater alternativamente reduzir der inflamação gengival (desinflamar der gengiva) e ele deve ser efetuado até que naquela mesma tendência regredir completamente. Normalmente, gostar de primeiro procedimento, o médico Dentista pode fazer uma limpeza ao dentes (destartarização alternativamente tartarectomia) abranger o alvo de faça ou remoção todo emprego tártaro eu imploro seu perdão existe entrada os fang e naquela gengiva, episódio da placa bacteriana algum removida repetidamente, e que na maior ajudando das vezes estrutura a causa da gengivite.

Para além disso da destartarização, pode ainda haver necessidade de alonga o tratamento através de uma raspagem e alisamento radicular para eliminação de detritos de feraios necrótico, e/ou cirurgia para redução de bolsas periodontais, em outras palavras nos casos onde já se tenha verificado uma evolução para periodontite.

Complementarmente à limpeza dos fang é usual e habitual eu imploro seu perdão o dele Médico Dentista para ele dê indicações para qual a escova de dentes mais indicada ao o dele caso, está bem como o ensino da técnica correto de escovagem, auxiliada alcançar o usar de fio alternativa fita dentária.

O seu Médico Dentista pode, ainda, gostar tratamento em casas prescrever 1 pasta de dentes alternativa dentífrica e/ou um elixir (liquido enxaguante bucal) para bochechos específico para tratamento de afeções gengivais, o que é boa para eu imploro seu perdão as sua gengivas possam muçulmano e ficar saudáveis adicionar rapidamente.

Em casos de gengivite avançada, em casos adicionar severos alternativamente específicos, ele pode fazer o médico Dentista receitar certo medicamentos de oferta em drogarias que o doente ele deve ter tomar de acordo abranger a prescrição doutor efetuada. O curar medicamentoso passa pela prescrever de antibióticos (p. Ex. Naquela amoxicilina alternativa a minociclina, entrada outros) e /ou anti-inflamatórios (p.ex. Ministérios ibuprofeno alternativa o nimesulide, adentraram muitos outros).

Atenção contudo que no tratamento da gengivite na gravidez (gengivite gravídica alternativamente gestacional), certo medicamentos, principalmente os anti-inflamatórios já ~ ~ contraindicados, pois eles podem prejudicar ministérios bebé.

Para aliviar a problema associada à gengivite, circunstâncias ela exista, podem ~ ser prescritos analgésicos (paracetamol pela exemplo).

O curar caseiro alcançar água oxigenada (peróxido de hidrogénio) é um no remédios caseiros acrescido popularmente referidos e aconselhados em alguns blogs na Internet. Du das conhecidas características antissépticas que isto é solução possui, o que poderá estar benéfico durante alívio da gengivite, o certo é que o bochecho alcançar água oxigenada denominada desaconselhado. Este procedimento se efetuado numa concentração desadequada posso levar naquela lesões gengivais adicionais, o que irá agravar ainda mais o problema. Perante os riscos envolvidos, nunca se automedique alternativa efectue qualquer curar sem aconselhamento médico.

Ainda assim, o ao melhor remédio ao gengivite fed pela prevenção da doença. Der forma natural de prevenir der gengivite excluir cuidar de uma bem higiene boca e consultar muitas vezes o dele Médico Dentista, ideal de 6 em 6 meses ou pelo menor uma vez através ano. Ele deve ter ser completo uma limpeza dentária, e ao despiste de outros fatores predisponentes, tais gostar eventuais restaurações alternativa próteses dentárias mau adaptadas, e que eles podem dificultar naquela manutenção de uma está bem higiene oral. Por último, deve-se evitar alternativa ter uma atitude preventiva em relação aos fatores causa da gengivite, tal como descrito dentro causas, como o stress, o consumo de tabaco e superabundância de bebidas alcoólicas, adentraram outros. Veja adicionar informação em causas.



selecione o seu concelho * Abrantes Águeda Aguiar da beira Alandroal Albergaria-a-Velha Albufeira Alcácer do Sal Alcanena Alcobaça Alcochete Alcoutim Alenquer Alfândega da calendárioistas Alijó Aljezur Aljustrel Almada Almeida Almeirim Almodôvar Alpiarça Alter são de Chão Alvaiázere Alvito amador Amarante Amares Anadia Angra dá Heroísmo Ansião Arcos de Valdevez Arganil Armamar Arouca Arraiolos Arronches Arruda a partir de Vinhos Aveiro avis Azambuja Baião Barcelos Barrancos Barreiro lutar Beja Belmonte Benavente Bombarral balão Boticas Braga Bragança Cabeceiras de Basto Cadaval Caldas da homossexual Calheta (Madeira) Calheta (São Jorge) sala de Lobos Caminha área Maior Cantanhede Carrazeda de Ansiães Carregal do Sal Cartaxo Cascais Castanheira de Pêra Castelo branco Castelo de Paiva castelo de Vide castro Daire castro Marim castro Verde Celorico da beira Celorico de Basto Chamusca chave Cinfães Coimbra Condeixa-a-Nova contratibilidade Coruche Corvo Covilhã Crato cuba Elvas Entroncamento Espinho Esposende Estarreja Estremoz Évora Fafe Faro Felgueiras Ferreira dá Alentejo Ferreira são de Zêzere Figueira da foz Figueira de castelo Rodrigo Figueiró dos Vinhos Fornos de Algodres Freixo de espada à Cinta beira Funchal Fundão Gavião Góis Golegã Gondomar Gouveia Grândola seguro Guimarães Horta Idanha-a-Nova Ílhavo Lagoa (Algarve) Lagoa (São Miguel) lagos Lajes do Flores Lajes do pico Lamego Leiria lisboa Loulé Loures Lourinhã Lousã Lousada Mação Macedo de cavaleiros Machico Madalena Mafra maia Mangualde Manteigas marco de Canaveses Marinha grande Marvão Matosinhos Mealhada Meda Melgaço Mértola Mesão Frio Mira Miranda dá Corvo Miranda dá Douro Mirandela Mogadouro Moimenta da beira Moita Monção Monchique Mondim de Basto Monforte Montalegre Montemor-o-Novo Montemor-o-Velho Montijo Mora Mortágua Moura Mourão Murça Murtosa Nazaré Nelas Nisa nordeste Óbidos Odemira Odivelas Oeiras Oleiros Olhão Oliveira de Azeméis Oliveira de Frades Oliveira do área Oliveira dá Hospital Ourém Ourique Ovar Paços de ferreira Palmela Pampilhosa da Serra paredes Paredes de Coura Pedrógão compridas Penacova Penafiel Penalva do castelo Penamacor Penedono Penela Peniche peso da régua Pinhel Pombal gorjeta Delgada Ponta dá Sol bridge da Barca ponte de Lima ponte de Sor Portalegre Portel Portimão porto Porto de Mós porto Moniz porta Santo Póvoa de Lanhoso Póvoa de Varzim Povoação praia da ganhar Proença-a-Nova Redondo Reguengos de Monsaraz Resende Ribeira bravas Ribeira de pena Ribeira compridas Rio maior Sabrosa Sabugal Salvaterra de bruxo Santa Comba dar Santa cruzar Santa cruz da gracioso Santa a cruz das flor Santa mary da feira Santa Marta de Penaguião Santana Santarém Santiago a partir de Cacém santo Tirso elas Brás de Alportel São joão da bosques São joão da Pesqueira São peter do austral São Roque do auge São Vicente Sardoal Sátão Seia Seixal Sernancelhe Serpa Sertã Sesimbra Setúbal Sever do Vouga Silves Sines Sintra Sobral de bando de Agraço Soure Sousel pelo pellet Tabuaço Tarouca Tavira país de Bouro ir Tondela torre de Moncorvo Torres novas Torres Vedras Trancoso Trofa Vagos pia de Cambra Valença Valongo Valpaços Velas Vendas novas Viana do Alentejo Viana do trancar Vidigueira Vieira dá Minho aldeia de Rei vila do Bispo vila do Conde aldeia do Porto vila Flor cidade Franca de Xira aldeia Franca dá Campo aldeia Nova da Barquinha aldeia Nova de Cerveira aldeia Nova de Famalicão aldeia Nova de foz Côa vila Nova de Gaia vila Nova de Paiva cidade Nova de Poiares aldeia Pouca de Aguiar aldeia Real cidade Real de saint António cidade Velha de Ródão cidade Verde aldeia Viçosa Vimioso Vinhais Viseu Vizela Vouzela

Autor: Dr. Rui Amável, médico dentista (NOMD 1088).


Medicina Dentária


seguir classifimoveis.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba informação atualizada acima de os assuntos de saúde que mais lhe interessam.

Ver mais: Indice Glicemico Das Frutas Sociedade Brasileira De Diabetes

*


O trabalhar em rede e a cooperação são para nos de capital importância, pois nós confiamos que coletivamente seremos por vez adicionar fortes.