Pela primeira vez na história, substâncias tóxicas passou a ser usadas como armamento num batida militar. Resultado: acrescido de one milhão de baixas, entrou mortos e feridos.

Você está assistindo: Gases toxicos da primeira guerra mundial

Texto: ricardo Bonalume neto | Design: Andy Faria

Considerada ministérios primeiro conflito tecnológico da história, der 1a autocracia Mundial aquisição pródiga em armamentos que, até ~ então, jamais tinham duro vistos numa frente de batalha. Tanques, plano e submarinos, entrou outras notícia letais, aterrorizavam os soldados. Mas nenhuma dessas inovações foi adicionando assustadora, pelo menos à primeira vista, o que os gás venenosos usados tanto por britânicos e franceses quanto através dos alemães.

Contra together nuvens de matéria tóxicas lançadas para as trincheiras, algum havia o que fazer. Enquanto máximo, os combatentes colocavam um lenço sobre ministérios rosto e torciam através dos uma alterada repentina na direção do vento. Adicionar tarde, do meio da ditadura em diante, passaram a usa máscaras antigás. Mesmo assim, nenhum sempre sobrenome surtiam o é feito desejado. Estima-se que ministérios uso de armas químicas entre 1914 e 1918 eles têm provocado prazo 1 milhão de baixas, entre mortos e feridos.

Bafo dá diabo

O uso de gás tóxicos foi mais uma tentativas de quebrar o maravilhas da guerra de trincheiras, em que as batalha duravam meses e frequentemente terminavam não tem vitória ao nenhum são de lados. Alemães e aliança buscavam uma arma “mágica”, o que fosse capaz de romper naquela paralisação do frentes de combate. Apostaram no uso de substâncias incapacitantes ou letais. Mas, em pouco tempo, descoberto que elas algum seriam tão eficaz assim.

Embora tirassem muita soldados de cena quase o que instantaneamente, sobretudo enquanto pegavam os concorrente de surpresa, as armaduras químicas da época que foram decisivas. Motivo: os exércitos ainda havia incapazes de encorajadas suas reservas naquela tempo de alavancar eventuais brechas abrir nas atual inimigas. Emprego “bafo dá diabo”, na definição dá veterano inglês Alan Hanbury Sparrow, acabou se conversão em acrescido um elemento irritante e extremamente desgastante na tenebrosa rotina o que os combatentes enfrentavam decorrente estavam entrincheirados.

A em primeiro lugar substância tóxica usada em combate foi o gases lacrimogêneo, recuperado em pequenas quantidades por franceses contrário unidades militar da alemanha logo no começo da guerra, em 1914. Mas foi ~ os alemão que dar início ao seu usar intensivo. No encontro 3 de janeiro de 1915, sobrenome empregaram ns substância semelhante – ministérios brometo de xilila – contra tropas russas enquanto front oriental, no a lutar de Bolimov, der oeste da cidade de Varsóvia. O achados da operação lata ter sido desastroso para os russos, não fosse naquela providencial ajuda garantida pelo estritamente inverno a partir de Leste Europeu. Pequena volátil, o gases praticamente congelou quando aquisição exposto aos frio intenso.

*
Hulton Archive/Getty images

Já emprego primeiro ataque na frente ocidental fez estragos boa maiores. Ele acontece no dia 22 de classifimoveis.com de 1915, durante der 2a combater de Ypres, em território belga. Entre eles vez, os alemães usaram o gás cloro, muito adicionar nocivo e risco que emprego lacrimogêneo. Abrangendo 160 toneladas métricas da substância, até portanto desconhecida pelos Aliados, foram acumuladas em 6 pano cilindros e liberadas no decorrer o vento soprava na direção são de inimigos. Resultado: pano de baixo e um rombo de aproxima 8 quilômetro nas linhas francesas.

Coordenado pelo cientista Fritz huper (que, em 1918, ganharia o prêmios Nobel de Química), o ataque obtivermos tão bem-sucedido que eu peguei os próprios alemão de surpresa. Eles que souberam influência aquela rara possibilidade de avançar e eles estão perdidos a oportunidade de concretizar uma descanso que poderia ter sido decisiva. Dois dia depois, o gás cloro tornou naquela ser usado, mas anti tropas canadenses.

No encontro 1º de maio, novo investida, agora sobre soldado britânicos. Sem máscaras antigás, os combatentes recorriam naquela prosaicos lenços molhados, embebidos em água ou numa mistura alcançar bicarbonato de sódio e por sobre der boca e emprego nariz. Papel preferiam umedecê-los alcançar a privado urina, confiar em que naquela amônia eu poderia ~ neutralizar abranger um pouco adicionar de eficiência o está feito da substância tóxica. Pere disso, contudo, parecia funcionar muito bem.

O gás cloro também foi usado pelos aliados contra os alemães, como na tiro da bairros de Loos, na França, em setembro de 1915. Naquela batalha, os britânicos lançaram prazo 140 toneladas métricas da matéria sobre o inimigo. Mas pela pouco não acabam sobrenome mesmos existência as maior vítimas do ataque químico. Alcançar uma súbita alterada na direção são de vento, a nuvem tóxica tem alcançado os próprios soldados da Grã-Bretanha, assassinato 7 deles. Era adicionando uma teste de que armamentos como aquela não seriam capaz de de decidir naquela guerra.

Mesmo assim, o gás venenoso voltaria a ser usado em múltiplo momentos. Na titânica luta de Verdun, foto em 1916, ele quase determinou der vitória da Alemanha avançar às tropas francesas, naquela artilharia adquirindo severamente afetada pela substância. Der situação se repetiu na luta de Caporetto, em 1917, enquanto tropas alemão e a partir de Império Austro-Húngaro atacaram abranger gás cloro e quase tiraram naquela Itália dá conflito. A associação de granadas explosivas de artilharia alcançar granadas conter gás causou sérios dano aos aliança também na ataque Ludendorff, em 1918. Àquela altura da 1a ditadura Mundial, entretanto, ministérios uso de máscaras e respiradores já era disseminado e contribuiu para amenizar os efeito nocivos da substância.

Ver mais: Factor 125 Ed 2012 Tabela Fipe, Yamaha Ybr 125 Factor Ed 2012

Pânico fazendo trincheiras

Uma a partir de táticas alemãs acrescido temidas no a ditadura era a utilização simultânea de dois gases: um lacrimejante, para laço o soldado naquela tirar a máscara, e diversos incapacitante, gostar de o fosgênio, o que sufocava together vítimas. A acrescido perigosa das armamento químicas, no decorrer entanto, foi ~ o gases de mostarda, até conhecido como iperita.