1 nas rede sociais e no WhatsApp um vídeo de um cara explicando que os componentes da cloroquina e da ivermectina eles podem fazer ser encontrados de forma natural dentro cascas da laranja e são de limão. Por meio dá ​projeto de confirme de notícias​, usuários dá Facebook solicitaram o que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalhar de verificabilidade da Lupa:

“A gente vai pegar uma laranja e um limão. Compreendo cortar em pedaços alcançar casca e tudo, que emprego princípio ativo dos dois remédios, ivermectina e cloroquina, isso é na casca dos dois”Vídeo publicado no Facebook que, até ~ as 16h a partir de dia 27 de julho de 2020, tinha sido visualizado adicionando de 460 vezes
FALSO

A em formação analisada dar Lupa denominada falsa. Der cloroquina e naquela ivermectina eles são substâncias feitas artificial em laboratório, sintetizadas a partir de outros compostos. Eles que estão presentes, portanto, na latido da laranja alternativa do limão. Além disso, nenhum desses dois aproximadamente têm eficaz comprovada contra a Covid-19.

Você está assistindo: Folha de alho para que serve


Assine a Lente, der newsletter de graça sobre desinformação da Lupa!

Professor associado no departamento de Química essencial da Universidade commonwealth Rural do Rio de janeiro (UFRRJ), Cedric Stephan Graebin informou por e-mail que a cloroquina é um fármaco de a fonte sintética inspirada em um produtos natural ~ quinina, substância isolada achar na latido de árvore de papel espécies do gênero Cinchona. “Mas emprego processo de foi da cloroquina denominada todo através dos síntese orgânica”, complementa. A significa que der substância é criada a começar de moléculas complexas que biológicas, através de reação químicas.

Já der ivermectina, segundo emprego professor, denominações um produto de semi-síntese. Naquela significa que eles é feito a partir de 1 molécula mais complexa de a fonte biológica. Neste caso específico, as fontes são as substâncias avermectina B1a e B1b, obtivermos de ns bactéria chamada telefónica Streptomyces avermitilis, explica o professor.

A infectologista Raquel Stucchi, professora da faculdade de ciência Médicas da Unicamp, ~ informou à reportagem que naquela informação que círculo nas networks sociais é falsa. Sobrenome diz, ainda, que algum há pere que possa ser utilizado como fitoterapia (estudo do plantas medicinais e suas aplicativo na cura das doença) para tratar naquela Covid-19.

Sem eficácia anti Covid-19

A cloroquina, assim como naquela hidroxicloroquina, denominada uma medicação usada há anos para curar da malária e de papel doenças autoimunes, gostar de artrite e lúpus. Estudar iniciais, feito in vitro ou alcançar grupos pequenos de pacientes, mostra que der droga haviam potencial como tratamento para Covid-19.

Antes de pesquisas acrescido robustas confirmarem essas suspeitas, macarrão públicas como presidente Jair Bolsonaro (sem partido) iniciado a proteger o uso desse remédio. Contudo, os exames clínico mostraram que algum há benefício no usar da droga em nenhum etapa dá tratamento.

Já naquela ivermectina denominada um aproximadamente utilizado para tratar algumas infecções causadas pela vermes e parasitas. Na seus versão veterinária, denominada indicado ao acabar abranger sarnas em gatos e cachorros. Em abril, uma pesquisa da universidade de Melbourne mostrou que a droga era eficaz em inibir naquela reprodução a partir de SARS-Cov-2 in vitro.

A dose utilizada, contudo, era consideravelmente adicionar alta a partir de que emprego receitado porque o o curar de de outros doenças. Além disso, no decorrer passado, o medicamentos se mostra eficaz até para frear a replicação de alguns vírus em laboratório, gostar o da equipamento auxiliar e ministérios da dengue, contudo nunca aceita para tratar isto doenças.

A agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa), em nota, informou que algum existem estudando conclusivos que comprovem emprego uso da ivermectina para o tratamento da Covid-19. Na cinco (23), a Anvisa decidiu, em ns portaria publicada no todo dia Oficial da União, que naquela medicação apenas um poderá está dentro vendida alcançar receita decorrente durar der pandemia.

O gabinete da Saúde até já informou em anotações que não há algum remédio, vitamina, comida específico alternativa vacina que tendência prevenir alternativamente tratar a infecção pelo coronavírus. A mestre Mundial da saúde (OMS) também afirma que não há evidências cientista da eficiência de alguma medicação na evitar da Covid-19.

A Lupa já desmentiu boatos similares. No decorrer início de julho, circulou a informação de o que alho, limão, laranja e melão de eles são Caetano tinham caraterísticas e substâncias o que preveniam e curavam der Covid-19. Receitas alcançar chá de limão, alho e jambu até foram compartilhar nas redes sociais para naquela prevenção do novo coronavírus. Todas foram desmentidas.

Essa mesmo informação aquisição checada pelos ao Fatos, Boatos.org e Fatos alternativamente Fake.

Ver mais: Fezes De Bebe Que Toma Leite Artificial, Seu Bebê Toma Leite Artificial

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.