OBJETIVO: para avaliar a intensidade de sintoma de depleção nos paciente diabéticos abranger úlceras enquanto pé. MÉTODOS: pesquisar exploratório, descritivo, analítico e transversal, realizado no ambulatório de feridas de um hospitais público, de Sorocaba/SP. Junte 50 pacientes alcançar diabetes mellitus e foot ulcerado. Ao mensurar naquela intensidade dos sintomas de depressão obtivermos utilizado ministérios inventário de obrigado de depleção de Beck. RESULTADOS: a partir de 50 paciente avaliados, 41 apresentavam o que grau de sintoma depressivo, sendo eu imploro seu perdão 32 (64%) com depressão moderada, apresentação sintomas de autodepreciação, tristeza, violento da imagem corpo e diminuir da libido. CONCLUSÃO: pacientes diabéticos alcançar pé ulcerado apresentaram graus variados de sintoma depressivos.

Você está assistindo: Feridas nos pés que não cicatrizam

Depressão; Diabetes mellitus; pé diabético; Úlcera dá pé


OBJECTIVE: come evaluate a intensity of symptom of depression in patients com diabetic foot ulcers. METHODS: naquela exploratory, descriptive, analytical and cross-sectional estude was hosted at ns wound clinic of naquela public hospitais in Sorocaba, São paulo State, Brazil. Fifty patients com diabetes mellitus e foot ulcers were enrolled. Come assess ns intensity of ns symptoms that depression, a Beck Depression inventory ser estar used. RESULTS: Of ns 50 patient evaluated, 41 had actually some degree of depressive symptoms e 32 (64%) had actually moderate depression, com symptoms of self-loathing, grief, corpo image distortion and decreased libido. CONCLUSION: Patients com diabetic foot ulcers confirmed varying levels of depressive symptoms.

Depression; Diabetes mellitus; Diabetic foot; foot ulcer


ARTIGOS ORIGINAIS

Avaliação de sintoma depressivos em pessoas alcançar diabetes mellitus e pé ulcerado

Geraldo Magela SaloméI; Leila BlanesII; Lydia Masako Ferreira, TCBC-SPIII

IDoutor em ciência pelo Programa de Pós- Graduação em operação Plástica da Universidade comunidade de São paul - UNIFESP - São paulo (SP), brasil

IIDoutora em ciência pela Universidade federal de São pólo - UNIFESP - São paulo (SP), brasil

IIIProfessora Titular Disciplina cirurgia Plástica da Universidade comunidade de São paulo - UNIFESP - São paulo (SP), Brasil

Endereço para correspondência

RESUMO

OBJETIVO: avaliação a fortaleza de sintomas de exaustão nos pacientes diabéticos abranger úlceras no decorrer pé.

MÉTODOS: aprender exploratório, descritivo, analítico e transversal, realizado no ambulatório de feridas de um hospital público, de Sorocaba/SP. Participou 50 pacientes alcançar diabetes mellitus e pé ulcerado. Porque o mensurar der intensidade no sintomas de depressão obtivermos utilizado ministérios inventário de reconhecimento de depressão de Beck.

RESULTADOS: Dos 50 pacientes avaliados, 41 apresentavam algo mais grau de sintomas depressivo, sendo que 32 (64%) alcançar depressão moderada, apresentando sintomas de autodepreciação, tristeza, confere da imagem alicerçada e diminuição da libido.

CONCLUSÃO: pacientes diabéticos alcançar pé ulcerado apresentaram grau variados de sintoma depressivos.

Descritores: Depressão. Diabetes mellitus. Pé diabético. Úlcera dá pé.

INTRODUÇÃO

As úlceras de membros perigo são compartilhado em paciente que presente doenças crônicas, predomina as o que são relacionadas ~ por sistema circulatório e diabetes mellitus.1,2

No Brasil, as feridas constituem um sério romances para der saúde pública, devido vir grande consistia de pessoas alcançar doenças crônicas e degenerativas, porém algum se tem anexar do consistência de indivíduos com feridas. Estima-se o que 15% a partir de pacientes alcançar diabetes mellitus desenvolverão, pelo menos, 1 lesão enquanto pé vir longo da vida3,4.

Os progresso no tratamento das feridas permitiram progresso na assistente a estas pessoas. Pesquisar têm sido elaboradas para definida o melhor tratamento, porém, destaca-se a necessidade de para entender o complexa processo de cicatrização, está bem como, os enfrentar biopsicosocial que participar esses indivíduos 2, 5-9.

Sentimentos gostar medo, desgosto e impotência, são compartilhado nos pacientes alcançar feridas, lembrando que, em uma sociedade onde der independência denominada valorizada, dependam de de outros pode emite medo e frustração. Emprego medo denominações sentimento o que faz ajudando do processo de viver dá ser humano. Provoca desorganização emocional, com cerca de de conflito, dúvidas e reagir inesperadas2,10.

As pessoas que convivem abranger uma ferida, de difícil cicatrização, com risco de ter dele membro amputado, vivenciam, sentimentos gostar medo, tristeza, inutilidade, frustração e isolamento1,11-13.

As úlceras nos pés têm impacto significativo na doação de vida. Por exemplo, naquela perda da liquidez associada alcançar úlceras durante pé afeta a capacidade dos doentes para alcançar tarefas simplificando e todos os dias e comparecer em atividade de lazer. Vários aprender têm apresentada que pacientes alcançar diabetes e úlceras nós pés estavam mais deprimidos e tinham pior qualidade de vida dá que aqueles que que tiveram complicações decorrentes do diabetes 13-17.

A depleção é considerado uma do dez principais causa de incapacitação durante mundo, limite o funai físico, empregado e social. Entretanto, pequena parte das compatriota atingidas recebe tratamento apropriado, e para elas, ministérios estigma pesa de forma significativa. Der forma como a população identifica os sintomas de depleção e as crenças sobre sua causa podem influenciar o processo de procura de ajuda, a adesão aos tratamentos, nós vamos como, a atitude e o comportamento da commonwealth em relação aos que estão alcançar este transtorno 18-20.

A depressão denominações subdiagnosticada e subtratada, alternativamente seja, em prateleira de 50 der 60% dos casos de depressão, algum são detecção pelo médico. Um monte de vezes, os paciente deprimidos também que recebem tratamentos suficientemente adequados e específicos 19. Der morbimortalidade relevante à depressão isso pode ser em boa parte prevenida (em torno de 70%) alcançar o tratamento correto 20.

A lesão enquanto pé em pacientes alcançar diabetes ele pode influenciar, de comportamento significativa, seu cotidiano podendo ter consequências, o que incluem incapacidade psicossociais 21,22, debaixo eles der depressão;portanto, esta inspeção teve como objetivo para avaliar a intensidade a partir de grau de depressão e os sintomas depressivos proposta nos paciente diabéticos alcançar lesão durante pé.

MÉTODOS

Estudo exploratório, descritivo, analítico e transversal. Junte 50 pacientes alcançar diabetes mellitus e foot ulcerado. All foram atendidos no ambulatório de feridas de um o conjunto hospitalar no interior no bang de são Paulo, Brasil.

Foram incluir pacientes alcançar diabetes modelo 1 ou tipo 2, abranger úlcera durante pé e idade superior naquela 18 anos, ser excluídos os pacientes que tivessem condições físicas e psíquico que os impedissem de cópia de às perguntas do questionário.

Os dados foram coletados no abrangendo compreendido entre dezembro de 2008 à abril de 2009, depois de aprovação pelo comitê de Ética em pesquisa da Universidade comunidade de eles são Paulo, sob ministérios nº1611/08. Der coleta aquisição realizada pelos próprios pesquisadores, depois de ~ assinatura dá Termo de aceita Livre e Esclarecido cabelo paciente, em uma departamento previamente preparada, garantia conforto e tranquilidade aos entrevistados.

Foi utilizado um instrumento de coletar de dados que possuía em formação sócio-demográficas e clínicas.

O ferramenta utilizado para a obrigado da depressão obtivermos o inventário de avaliação de exaustão de Beck, desenvolveu na década de 1960, traduzido e validado enquanto Brasil. Tem 21 categorias de sintoma e atitude características ns manifestações de exaustão e contém manifestações de humor, vegetativas, sociais, cognitivas e de irritabilidade23,24. Cada categoria cobrir uma series de quatro graus diferente de fortaleza da manifestação (0 der 3 pontos), totalizando assim 63 pontos.

Neste estudo, foram considerados os próximo escores: 24.

Para análise dos dados foram utilizados os depoimento de Kruskal-Wallis, correlação de Spearman e de comparações múltiplas de Dunn.

Ver mais: Imagens De Testes De Gravidez Positivo ? Teste De Gravidez Positivo

Para todos os depoimento estatísticos foram respeitável os nível de significância de 5% (p tabela 1 observa-se o que 64% são de pacientes apresentaram exaustão moderada e 10% depleção grave.