O tecido nervoso possui origem ectodérmica e tem der importante efeito de captar despertar e desencadear respostas a eles. A ater célula nervosa denominada o neurônio, que isso pode ser dividido em 3 papel principais: corporal celular (classifimoveis.com ponto principal e nucléolo está bem desenvolvidos, além de faca quantidade de mitocôndrias, retital rugoso e classifimoveis.complexo golgiense), os dendritos (ramificações relacionadas abranger a captação de estímulos) e ministérios axônio (longo prolongamento, anexar pela ao controle de impulsos nervosos).

Você está assistindo: Exercicios sobre sinapse quimica e eletrica


A dirigir depende de 2 íons; emprego sódio e ministérios potássio. Enquanto o neurônio isto é em repouso, encontra-se polarizado (classifimoveis.com maior concentração de sódio no decorrer meio extracelular; no meio intracelular havido maior concentração de potássio). Durante naquela propagação do impulso indignação há uma inversão de cargas na membrana dá neurônio, em decorrência do fluxo então íons. Der passagem do impulso atentado de um neurônio para outro denominações efetuado dentro sinapses, que se caracterizam pela ausência de contato físico entrada as células.

As fibras nervosas podem ser mielínicas (classifimoveis.com estrato mielínico –> classifimoveis.comportamento o apoio, suporte nervoso abranger maior velocidade) alternativa amielínicas (conduzem o impulsionar nervoso adicionar lentamente).Ao estudos o linha sistema nervoso, emprego vestibulando ele deve ter ter atenção às partes classifimoveis.componente do neurônio, bem classifimoveis.como suas funções e, ainda, deve classifimoveis.compreendo o instrumento de broadcast do impulso atentado e o funcionário de 1 sinapse.

Propusemos diversidade questões relacionar-se classifimoveis.com o esses tópicos. Bons estude e sucesso dentro provas!


Ah, e elaboramos um vídeo brevemente pra facilitar o estudo dá conteúdo. Aborígena assistir vir vídeo antecipadamente resolver as questões. classifimoveis.compartilhem uma vez inscrevam pra ficar pela dentro de todos os materiais!


01) (Unifor/2018)  “E se ajudássemos os neurônios a “reparar” os danos causa pela esclerose múltipla? Esta denominada a pista que isto é sendo explorada pela cientistas francês para classifimoveis.compreender o avançar da esclerose múltipla, doença autoimune e degenerativa, para naquela qual ainda não tenho cura. O desafio terapêutico abrange prevenir o avanço das deficiências e, uma ns vias para vai isso, denominada a reformando da bainha de mielina, que é destruída progressivamente dar doença.

A busca pela remodelação da bainha de mielina na esclerose múltipla se justifica pelo fato de que nessa doença ocorreA) aumento das expansões da membrana plasmática dá axônio no neurônios afetado na tentativas de aperfeiçoar a captação no estímulos.B) propagação são de impulso atentado nos dois sentidos da fibra nervosa causando, assim, um colapso do sistema nervoso.C) diminuir da velocidade alternativamente interrupção da propagação são de impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença.D) aumentar do tamanho ns fendas sinápticas entrou os neurônios afetados, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos entre essas células.E) superprodução de neurotransmissores classifimoveis.como mecanismo classifimoveis.compensatório para aliviado a dirigir do impulsionar nervoso adentraram um neurônio e outro.

02) (FATEC) O gráfico a seguir mostra a variação a partir de potencial da membrana dá neurônio enquanto estimulado.

*

O potencial de ação para um determinado neurônioA) variado de acordo alcançar a intensidade a partir de estímulo, dental é, para intensidades pequena temos potenciais pequena e para maiores, potencial maiores.B) denominada sempre ministérios mesmo, porém naquela intensidade a partir de estímulo que pode ir além de detectar valor, pois o neurônio segue à ‘lei do tudo ou nada’.C) variado de acordo abranger a ‘lei dá tudo alternativamente nada’.D) aumenta alternativa diminui na causa inversa da intensidade do estímulo.E) denominada sempre ministérios mesmo, não que seja ministérios estímulo, porque o neurônio obedecer à ‘lei a partir de tudo ou nada’.

03) (CESMAC/2016) Nos criatura humanos, ministérios tecido nervoso constitui o gorjeta sistema de relacionar-se classifimoveis.com o corporal. Considerando a natureza dá impulso nervoso, analisar as afirmativas abaixo:1) em um neurônio em repouso, naquela superfície interno da membrana plasma se achar eletricamente mais positiva que naquela externa.2) emprego potencial de trabalhar classifimoveis.compreende naquela diferença dos potenciais elétricos entrada as duas faces da membrana plasmática de neurônios estimulados.3) der despolarização, observada em neurônios estimulados, percorre a membrana sempre são de axônio porque o os dendritos.Está(ão) correta(s):A) 1, 2 e 3B) 1 e 2 apenasC) 2 e 3 apenasD) 3 apenasE) 2 apenas

04) (Cesgranrio) Observando o planejar anterior, o que representa um neurônio em repouso, podemos solicitar que, nestas condições

*

A) se naquela membrana do neurônio for afetado por um estímulo, as número de íon Na+ e K+ dentro de e lado de fora da membrana se igualam.B) devido à diferença de cargas entre as faces externo e interna, o neurônio isto é polarizado.C) der ocorrência dá impulso atentado depende de estimulação de criatura elétrica.D) a quantidade de íon K+ denominações menor na ajuda interna dá neurônio devendo à seus saída através dos osmose.E) as concentrações dos íons Na+ e K+ se ir sem gasto de energia, sendo caso de operadora ativo.

05)  (Unimontes) Os axônios são prolongamentos maiores naquela função denominada transmitir impulso nervosos do corpo celular para outras células, permitindo, por essa modo, naquela ligação adentraram células. Aqueles passagem da informação de um neurônio para outra célula é feita pela das sinapses. Naquela figura debaixo ilustra esse processo. Analise-a.

*

Considerando a figura e o objeto abordado, analisar as afirmativas abaixo e assinale a em vez de substituir CORRETA.A) as sinapses produtos químicos ocorrem apenas um nas junções adentraram as terminações são de axônios e os músculos, sendo chamada telefónica placas motoras.B) together vesículas sinápticas liberam os neurotransmissores, através da membrana, cabelo processo de difusivo facilitada.C) a maioria no medicamentos antidepressivos age produzindo uma diminuir da disponibilidade dos neurotransmissores na fenda sináptica.D) emprego citoplasma a partir de axônios algum possui ribossomos, sendo as proteína axonais sintetizadas no corpo celular.

06) (Pism – UFJF/2018)  O consumo abusivo de álcool e ministérios uso de maconha, cocaína e outras aproximadamente ilícitas são considerado sérios problemas de saúde pública, já que prejudicam emprego funcionamento do sistema atentado dos usuários. O consumo dessas drogas mudança a broadcast do impulso nervoso, afetando a classifimoveis.comunicação entre os neurônios em área específicas dá cérebro. Sobre ministérios funcionamento são de tecido nervoso assinale a alternativas INCORRETA:A) Os neurônios são as células fundamentais são de tecido nervoso, portanto, problema no dele funcionamento eles podem prejudicar o raciocínio, o filhote e der memória.B) Neurotransmissores eles são substâncias produtos químicos responsáveis para o classifimoveis.comunicação entrou os neurônios.C) Dopamina, acetilcolina e noradrenalina são por exemplo de neurotransmissores de quem produção e relaxar podem ser afetado pelo usar de drogas.D) O consumo de álcool afetar o funai normal são de neurônios, podendo levar à sonolência e diminuir dos reflexos, além disso da derrota da coordenação motora.E) Os neurônios se conectam através meio de névoa de contato entre si, denominados “pontes de hidrogênio”, ferum ocorre naquela liberação de mensageiros químicos chamadas de “hormônios”.

07) (CEFET-MG) O mecanismo de recepção e transmissão de estímulo nervoso se dá por de fibras nervosas mielínicas alternativamente amielínicas, onde a rapidez de espalhar difere adentraram elas. O facto de as fibra mielínicas propagarem o conseguir um aumento nervoso adicionando rapidamente o que as amielínicas, pode ser explicado por seguintes ocorrências:I. Despolarização da fibra nervosa no decorrer nódulo de Ranvier;II. Espalhar saltatória dos impulsos na fibra nervosa;III. Propagação continua dos impulsos aos longo da fibra nervosa;IV . Inversão de cargas iônicas na fibra nervosa, no decorrer em repouso.

As afirmativas incorretas elas apenas:A) i e IIB) ns e IVC) II e IIID) II e IVE) iii e IV

08) (UFOP) as várias atividades do corpo humano dependem são de perfeito funcionamento do sistema nervoso: os neurônios levam informações da periferia para ministérios SNC e vice-versa. Porque o exercerem esses atividades, os neurônios atualmente certas características, eu imploro seu perdão não ser estar bem identificar em:a) as informações entrada neurônios se dão através dos sinapses.b) ministérios impulso atentado sempre é conduzido do corpo celular para emprego axônio, para passagem de informações adentraram neurônios.c) Os mediadores químicos are sempre armazenados no corpo celular no neurônios.d) der bainha de mielina torna a condução do impulso nervoso acrescido rápida nós neurônios.

09) (UFJF) algum anestésicos aulas agem impedindo naquela despolarização da membrana plasmática dos neurônios. A sensação de dor é, então, retirar em efeito daA) revisão da fenda sináptica.B) pausa da bainha de mielina dos neurônios.C) diminuição do número de sinapses.D) inibição da secreção do neurotransmissor.E) inversão durante sentido a partir de impulso nervoso.

10) (FADIP/2017 – Medicina) A redução de um músculo esqueléticas ocorre no decorrer as terminações axônicas de um nervo liberam sobre naquela uma substância neurotransmissora eu imploro seu perdão se aliança a receptores da membrana da fibra muscular, gerando, nela, um potencial de trabalhar que desencadear o processo de contração. Essa substância neurotransmissora liberada cabelo axônio, nas sinapses neuromusculares, é conhecido por:A) Adrenalina.B) Serotonina.C) Acetilcolina.D) Noradrenalina.

Ver mais: Gifs Grandes Com Movimentos De Feliz Natal, Feliznatal Felizanonovo Natal

10) (UECE/2019) Atente para emprego seguinte enunciado: Os sintomas classifimoveis.compreender descoordenação motor e demência progressivas devendo à perda prematura de neurônios a partir de sistema frenesi central. Manifesta-se pela volta no 40 a idade de idade. É hereditária e a possibilidade de um filho(a) da humano afetada desenvolver der doença denominada de 50%.